Finalista da Sul-Americana, o Racing se prepara para encarar o Cruzeiro, em jogo único, no dia 23 de novembro, no Estádio General Pablo Rojas, no Paraguai. Porém, nos jogos como mandante das competições nacionais, o clube argentino terá que disputar com os portões fechados por um mês. A equipe sofre uma punição por conta da festa de recebimento feita pelos torcedores contra o Corinthians.
A Agência de Prevenção de Violência no Esporte (Apravide) decretou o fechamento dos portões do El Cilindro pelo período de um mês. O motivo dessa decisão foi, justamente, o uso de pirotecnia e fogos de artifício antes da partida contra o Corinthians, válida pela semifinal da Sul-Americana. O recebimento foi tido como histórico e muito elogiado, mas já era prevista uma possível punição.
Veja qual foi a punição do Racing
“Ordena o fechamento total dos setores populares, barracas, camarotes e qualquer local habilitado para receber espectadores no Estádio ‘Presidente Perón’ do Racing Club de Avellaneda durante todos os eventos esportivos correspondentes aos torneios organizados pela Federação Argentina de Futebol (AFA) e todos os eventos relacionados com eventos desportivos de grande público por um período de trinta dias a partir da data da presente notificação”, constou o comunicado da Apravide.
Ver essa foto no Instagram
Até o momento, o Racing não tomou nenhuma medida judicial sobre o caso, mas deve apelar à decisão muito em breve. Apesar de não ter tomado as providências com a Justiça, o clube argentino publicou um comunicado, em resposta à punição da Apravide, e contestou.
“O Honorável Conselho de Administração do Racing Club dá a conhecer a sua absoluta indignação com a notícia da punição de um mês imposta pela Aprevide ao nosso estádio, período durante o qual os nossos sócios e adeptos não poderão aceder ao Cilindro”, constou a equipe argentina.
Outro ponto de destaque foi a comparação com a punição recebida pelo River Plate, que contou com um recebimento muito semelhante, um dia antes de Racing x Corinthians, contra o Atlético-MG. Os Millionarios continuam recebendo as partidas com portões abertos, mas no último jogo, contra o Banfield, teve que sediar o confronto com a arquibancada “Centenário” fechada.
LEIA MAIS EM: Final da Sul-Americana 2024 definida: data e local confirmados