Nesta terça-feira (5), o Botafogo recebeu, no Estádio Nilton Santos, o Vasco da Gama pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Apesar do retrospecto vascaíno no “tapetinho” ser positivo, o Fogão deste ano não está deixando barato para ninguém e, logo antes dos 15 minutos, fez os dois gols que resolveriam a partida. Júnior Santos, voltando de lesão, ainda marcaria o terceiro da noite.
Com a vitória, o Botafogo se isola ainda mais na liderança, abrindo seis pontos de vantagem para o Palmeiras, que perdeu o clássico contra o Corinthians. Já o Vasco quebra sua sequência de vitórias e estaciona na 9ª colocação, com 43 pontos. A derrota frustra os planos cruzmaltinos de disputar a próxima Libertadores.
View this post on Instagram
O jogo entre Botafogo e Vasco
Logo aos 8 minutos, após um lançamento preciso de Alex Telles, Savarino acertou um belo chute de primeira, abrindo o placar para o Botafogo. O venezuelano não parou por aí e, aos 11 minutos, encontrou Luiz Henrique livre na área. O atacante dominou com categoria e bateu na saída de Léo Jardim, ampliando o placar para o Botafogo.
O Vasco, então, buscou reagir. A equipe aumentou a pressão, aproveitando o avanço dos defensores do Botafogo para criar boas chances. Em uma delas, Puma Rodríguez cruzou para Vegetti, que obrigou John a realizar uma grande defesa. Paulo Henrique também assustou com um chute rasteiro, novamente parado pelo goleiro botafoguense.
Apesar do domínio nas transições e da facilidade em trocar passes próximos à área adversária, o Botafogo não conseguiu transformar a vantagem em mais gols, esbarrando na falta de precisão nas finalizações. O Cruzmaltino ainda sofreria outro revés quando João Victor derrubou Igor Jesus na iminência da área. O juiz, que inicialmente marcara o pênalti, foi avisado pelo VAR que a falta ocorreu fora da área. Com isso, o defensor vascaíno recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
O Alvinegro foi para cima desde o início da etapa final, enquanto o Vasco encontrou dificuldades para reagir e se manteve recuado até os 20 minutos. Em busca de manter o ritmo, o técnico Artur Jorge promoveu alterações estratégicas: Adryelson, Igor Jesus e Luiz Henrique, que sentiu uma lesão no joelho, deram lugar a Júnior Santos, Tiquinho Soares e Lucas Halter. As substituições logo surtiram efeito, especialmente com o retorno de Júnior Santos, que aproveitou a oportunidade para brilhar.
Aos 25 minutos, em uma jogada precisa de Marlon Freitas, o camisa 11 recebeu a bola livre de marcação e encobriu o goleiro vascaíno com um toque preciso, ampliando o placar e deixando a vitória bem encaminhada para o Botafogo. Com a torcida gritando “olé” nas arquibancadas, o Glorioso diminuiu o ritmo e controlou o jogo nos minutos finais, assegurando mais três pontos importantes na luta pelo título.
LEIA MAIS: Jogo que pode decidir o campeonato terá capacidade reduzida