As principais disputas do Brasileirão estão chegando ao fim nesta edição de 2024, com alguns dos times se aproximando de definir a conquista dos objetivos. Dois deles são Botafogo e Corinthians, que viram as chances matemáticas de ser campeão e fugir da degola, respectivamente, aumentarem de forma relevante.
Os números apresentados pelo economista Bruno Imaizumi mostram que o Glorioso subiu para 59,41% de chances de ser campeão brasileiro nesta temporada. O outro time com chances relevantes de quebrar a escrita é o Palmeiras, que tropeçou na rodada e caiu para 36,94% de chances de conquistar o tricampeonato consecutivo.
O CORINTHIANS GANHOU NO BRASILEIRÃO FORA DE CASA!!! pic.twitter.com/u15YzBd1Uh
— ִֶָ (@itswnne) October 29, 2024
Com apenas três pontos os separando na tabela, a expectativa pelo confronto direto entre as equipes aumenta. O encontro entre Palmeiras e Botafogo está marcado para a 36ª, no Allianz Parque e poderá ser considerado uma final para decidir quem irá erguer a taça ao final da temporada.
Enquanto isso, na parte de baixo da tabela o Corinthians também respirou de forma importante ao sair da zona de rebaixamento após algumas rodadas. A vitória sobre o Cuiabá levou as chances de permanência para 79,11%, enquanto o Dourado já aparece com 4,72%, afundado e com poucas esperanças de se manter.
Novos integrantes do Z-4, Juventude e Bragantino entraram de vez na briga contra o Timão e o Vitória, por exemplo. Enquanto o Juventude aparece com 50,48%, o Bragantino tem 53,13% de chances de ficar na Série A, preocupando seu torcedor. Vale ressaltar que os números são feitos com base em simulações de cenários dos próximos jogos, levando em conta mando de campo, momento do time, jogador, entre outros aspectos.