Nesta quinta-feira (10), a bola rolou pelos quatro cantos da Europa em mais uma rodada da Liga das Nações da UEFA. Em destaque, a França enfrentou Israel em Budapeste, na Hungria, e venceu tranquilamente pelo placar de 4 a 1. Já na Itália, os donos da casa abriram 2 a 0, mas viram a Bélgica buscar o empate. Enquanto isso, na Liga B, a Grécia surpreendeu e venceu a Inglaterra pela primeira vez na história, em pleno Wembley. Confira os detalhes dos jogos:
Israel x França
Logo aos seis minutos do primeiro tempo, Eduardo Camavinga abriu o placar com um chute de fora da área. A bola foi direto nas mãos do goleiro Glazer, que acabou falhando no lance e permitiu o gol francês.
Os israelenses reagiram aos 24 minutos. Gandelman, camisa 6, aproveitou uma cobrança de escanteio e, sozinho na área, cabeceou para deixar tudo igual. No entanto, a França retomou a vantagem rapidamente. Aos 28 minutos, Christopher Nkunku fez o pivô e, com grande visão de jogo, tirou a defesa adversária da jogada para fazer 2 a 1.
O segundo tempo foi bem diferente, com menos intensidade e poucas chances de gol. Enquanto a França desacelerou o ritmo, Israel não conseguiu criar oportunidades claras. Apenas na reta final, os israelenses chegaram ao ataque, mas o goleiro Maignan defendeu com tranquilidade. No contra-ataque, aos 40 minutos, Mattéo Guendouzi marcou o terceiro gol para os franceses. Pouco depois, ele ainda deu uma assistência para Barcola fechar o placar em 4 a 1.
Com a vitória, a França segue firme na liderança do grupo. O próximo compromisso da equipe será na segunda-feira, às 15h45 (horário de Brasília), contra a Bélgica. Já Israel enfrentará a Itália no mesmo dia e horário.
𝗩𝗜𝗖𝗧𝗢𝗜𝗥𝗘 👊
L’Équipe de France s’impose 4-1 contre Israël ✅
🔜 Rendez-vous lundi à 20h45 pour le prochain défi face à la Belgique
🇮🇱1-4🇫🇷 | #ISRFRA | #FiersdetreBleus pic.twitter.com/uMfGx7pxZS
— Equipe de France ⭐⭐ (@equipedefrance) October 10, 2024
Itália x Bélgica
A Itália começou a todo vapor e abriu o placar com menos de um minuto de jogo. Dimarco fez uma assistência perfeita para Cambiaso, que não desperdiçou e marcou o primeiro gol da Azzurra. Aos 24 minutos, a Itália ampliou em mais uma jogada brilhante de Dimarco, que fez um belo lançamento para Cambiaso. O lateral finalizou, obrigando o goleiro Casteels a fazer uma grande defesa, mas no rebote, Retegui empurrou para o fundo da rede, fazendo 2 a 0.
A partida tomou um rumo inesperado aos 40 minutos, quando Pellegrini foi expulso após uma falta dura, revisada pelo VAR. A expulsão deu nova vida à Bélgica, que aproveitou a oportunidade para diminuir o placar. Logo em seguida, De Cuyper acertou um chute potente, sem chances para Donnarumma, e marcou o primeiro gol belga.
No segundo tempo, com um jogador a mais, a Bélgica foi para cima e conseguiu o empate aos 16 minutos. Após uma cobrança de escanteio, Faes ajeitou de cabeça para Trossard, que apenas completou para o gol. Os belgas ainda reclamaram de um possível pênalti de Bastoni em Mangala, mas nem o árbitro, nem o VAR, consideraram a jogada faltosa.
O jogo terminou empatado em 2 a 2, um resultado que interrompeu o 100% de aproveitamento da Itália na competição. Mesmo com o empate, a Azzurra segue na liderança, mas o técnico Roberto Mancini terá que lidar com a suspensão de Pellegrini para os próximos jogos.
Well battled, lads 👊#NationsLeague #Azzurri #VivoAzzurro #ITABEL pic.twitter.com/6LpU8ERiBU
— Italy ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri_En) October 10, 2024
Inglaterra x Grécia
Logo no primeiro tempo, Pickford protagonizou duas falhas seguidas, aos 9 e 10 minutos. Na primeira, entregou a bola fora da área, e Levi Colwill salvou em cima da linha o chute de Siopis. Em seguida, o goleiro saiu mal do gol em uma cobrança de escanteio, permitindo que Mavropanos marcasse de cabeça, mas o zagueiro grego estava impedido, e o gol foi anulado.
Os gols saíram no segundo tempo. Aos três minutos, Pavlidis abriu o placar para a Grécia, com uma finalização precisa dentro da área. Aos 14, Masouras teve outro gol grego anulado por impedimento. A pressão grega continuou, e Pavlidis balançou a rede novamente aos 37 minutos, mas mais uma vez o lance foi invalidado por impedimento.
A Inglaterra reagiu aos 41 minutos, quando Jude Bellingham empatou a partida com um belo chute de fora da área. No entanto, o destaque da noite foi Pavlidis, que, aos 48 minutos, aproveitou um bate e rebate na área, limpou a marcação e marcou o gol decisivo para a Grécia.
🤯🇬🇷 Historical night for Greece as they beat England 2-1 at Wembley!
Vangelis Pavlidis’ brace dedicated to George Baldock… first two goals ever for Greek national team at Wembley. pic.twitter.com/4kY8cLPfE6
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) October 10, 2024
Além do resultado em campo, o jogo foi marcado pelas homenagens a George Baldock, ex-lateral da seleção grega, que foi encontrado morto na última quarta-feira. Antes do início da partida, houve um minuto de silêncio em sua memória. Após os gols, Pavlidis e os demais jogadores gregos dedicaram a vitória emocionados ao ex-companheiro.
Com a vitória, a Grécia chegou aos nove pontos, ultrapassando a Inglaterra, que permanece com seis. A Irlanda, com três pontos, ocupa o terceiro lugar, enquanto a Finlândia, sem pontos, é a lanterna do grupo.