Antes da partida desta quinta-feira (10), pela Liga das Nações, em Wembley, jogadores das seleções de Inglaterra e Grécia prestaram uma homenagem emocionada ao defensor George Baldock, que faleceu na noite de quarta-feira (9). As duas equipes respeitaram um minuto de silêncio em memória do jogador. Além disso, os atletas usaram braçadeiras pretas, e a seleção grega ergueu uma camisa com o nome de Baldock e o número dois, seu número na equipe.
George Baldock, de 31 anos, nascido na Inglaterra e naturalizado grego, foi encontrado morto em uma piscina em sua casa, em Glyfada, no sul de Atenas. Ele, que defendia o Panathinaikos desde o último verão, após uma longa passagem de sete anos pelo Sheffield United, havia sido convocado 12 vezes para a seleção grega.
A família do jogador emitiu um comunicado lamentando a perda. “Estamos arrasados com a morte repentina do nosso amado George”, declararam. Após uma autópsia, foi confirmado que Baldock morreu afogado. “George, você foi o pai, noivo, filho, irmão, amigo, companheiro de equipe e pessoa mais especial”, expressou a família em nota. “Sua energia e personalidade contagiante trouxeram tanto amor para quem teve a sorte de conhecê-lo, e aqueles que o admiravam nas arquibancadas. Guardaremos para sempre as lembranças especiais que temos de você, e seu legado continuará vivo em seu filho.”
Fontes gregas informaram que a Federação Grega de Futebol chegou a solicitar o adiamento do confronto com a Inglaterra, mas a UEFA respondeu que não havia espaço no calendário para a remarcação. A Grécia ainda divulgou um comunicado em nome dos jogadores. “É impossível acreditar que nosso querido amigo e companheiro de equipe, George, não está mais conosco. Nossa dor é indescritível”, disseram os atletas. “Tentaremos alcançar a força de sua alma, que será sempre um exemplo brilhante para nós. Nunca esqueceremos você, amigo.”
In memory of George Baldock 💙#ENGGRE pic.twitter.com/kK2nuaBb0Y
— BBC Sport (@BBCSport) October 10, 2024
Baldock começou sua carreira no MK Dons, em 2009, e teve passagens por clubes como Northampton e Oxford United antes de se firmar no Sheffield United, onde fez 219 jogos e foi peça chave nas campanhas de promoção à Premier League, em 2019 e 2023. Nascido em Buckingham, ele se naturalizou grego através de sua avó materna e foi convocado pela primeira vez para a seleção em maio de 2022, fazendo sua estreia na vitória por 1 a 0 sobre a Irlanda do Norte.
A polícia grega descartou evidências de crime, e os resultados de testes toxicológicos são esperados nos próximos dias. Imagens de câmeras de segurança também estão sendo analisadas para entender melhor o incidente que levou à morte de Baldock.