Após deixar o Liverpool, Jürgen Klopp encontrou seu próximo desafio: será o novo diretor global de futebol da Red Bull. A notícia, no entanto, não agradou aos torcedores do Borussia Dortmund, onde Klopp construiu um legado como técnico. Muitos fãs se manifestaram nas redes sociais, acusando o ex-treinador de “traição” por trabalhar com uma empresa que ele anteriormente criticava, além de ser proprietária de um dos maiores rivais do Dortmund, o RB Leipzig.
“Então você faz tudo certo na sua carreira, apenas para se tornar um mercenário no fim? Sem palavras… Ele era uma pessoa tão boa, e agora ele vendeu toda a sua aura”, desabafou um torcedor indignado nas redes sociais.
A Red Bull é frequentemente criticada na Alemanha por sua abordagem mercadológica no futebol, que inclui a compra e gestão de clubes. Klopp, em 2017, chegou a se posicionar contra esse modelo, destacando a importância da “tradição no futebol” e condenando a influência dos conglomerados multi-clubes. Agora, ao assumir um cargo de liderança na empresa, ele enfrenta o repúdio de parte dos torcedores.
“Como você pôde se destruir desse jeito? Você não é mais ninguém para mim. Esse é o melhor exemplo de como perder seu status de lenda do futebol de uma só vez”, afirmou outro torcedor do Dortmund.
Klopp será responsável pela visão estratégica dos clubes de futebol sob a administração da Red Bull, que incluem, além do RB Leipzig, o RB Salzburg e o Liefering, na Áustria; o New York Red Bulls, na MLS; o Red Bull Bragantino, no Brasil; e a equipe de Fórmula 1, Red Bull Racing.
“…this could not excite me more.” Jürgen Klopp
The feeling is mutual💪 #GivesYouWiiings pic.twitter.com/Uxb5evphgg
— Red Bull (@redbull) October 9, 2024
“Isso também é um golpe contra o Borussia Dortmund. O Leipzig é um concorrente direto, e agora estão ajudando a eliminar o Dortmund. Não dá para ignorar isso”, criticou outro apoiador.
A frustração dos torcedores do Dortmund é amplificada pela história de Klopp no clube, onde ele comandou a equipe por sete temporadas, conquistando dois títulos da Bundesliga (2010/11 e 2011/12), uma Copa da Alemanha (2011/12) e duas Supercopas da Alemanha (2013/14 e 2014/15).
“Uma decisão que não consigo entender em vários níveis, e que certamente prejudicará seu currículo impecável. Você não precisava disso, Klopp”, acrescentou uma fã do futebol alemão.
Um dos torcedores aproveitou a oportunidade para sugerir que o Dortmund deveria encerrar as homenagens ao ex-treinador: “Algo positivo sobre a situação do Klopp: agora, em Dortmund, finalmente podemos encerrar emocionalmente a ‘Era Klopp’. Chega de nostalgia que prejudica o atual processo esportivo”, declarou.