Nesta quinta-feira (26), o Flamengo visitou, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevideo, Uruguai, o Peñarol pela partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores 2024. Mais uma vez decepcionante, o Rubro-Negro, que precisava de um gol para levar a decisão aos pênaltis, criou muito pouco e não conseguiu furar a retranca uruguaia.
O Flamengo foi superior nos primeiros 45 minutos da partida, mas não conseguiu converter as chances criadas. A equipe de Tite partiu para o ataque desde o apito inicial, explorando principalmente o lado esquerdo com boas jogadas de Bruno Henrique, Alex Sandro e Gerson. Apesar do volume ofensivo, o Rubro-Negro não conseguiu marcar.
A melhor oportunidade da primeira etapa veio em um cruzamento pela esquerda, quando Bruno Henrique ajeitou para Plata, que hesitou e não finalizou. Do lado uruguaio, o Peñarol ameaçou em lances de bola parada com Leo Fernández, mas o Flamengo manteve maior controle das ações.
No segundo tempo, o Flamengo voltou pressionando, mas seguia com dificuldades para ser eficiente no ataque. Aos 13 minutos, Tite promoveu mudanças importantes: Gabigol entrou no lugar de Plata, enquanto Wesley substituiu Varela. As alterações, porém, não surtiram efeito imediato, e o Peñarol começou a crescer no jogo.
View this post on Instagram
Aos 23 minutos, o Flamengo quase viu sua situação se complicar ainda mais quando Rossi saiu jogando errado e Sequeira roubou a bola, mas por pouco o Peñarol não abriu o placar. Após esse susto, o time carioca retomou o controle da posse de bola, mas continuou esbarrando na falta de precisão nas finalizações.
Nos minutos finais, já com os acréscimos, o Flamengo seguiu tentando furar a defesa do Peñarol para ao menos levar a decisão para os pênaltis. No entanto, a equipe uruguaia se fechou bem e garantiu a classificação, deixando o Rubro-Negro sem conseguir o tão desejado gol. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Peñarol 31,9% x 68,1% Flamengo
- Finalizações (certas): Peñarol 5 (2); Flamengo 11 (2)
- Faltas cometidas: Peñarol 10 x 17 Flamengo
- Passes certos (%): Peñarol 117 (79%); Flamengo 486 (87,4%)
Com a classificação, a equipe uruguaia, cinco vezes campeã da Libertadores, tem pela frente o Botafogo na semifinal. As partidas estão marcadas para 23 e 30 de novembro.