O Botafogo garantiu a vaga nas semifinais da Copa Libertadores ao vencer o São Paulo nos pênaltis por 5 a 4, após empate em 1 a 1 no tempo normal, em partida disputada no Morumbis. O time carioca começou o jogo dominando as ações, repetindo a intensidade apresentada no jogo de ida, com pressão na saída de bola e troca rápida de passes, dificultando a vida do adversário.
O Glorioso abriu o placar antes dos 15 minutos, aproveitando uma falha defensiva de Luiz Gustavo. Após jogada de Savarino pela direita, Thiago Almada marcou no rebote, depois de Rafael defender parcialmente a primeira finalização. Com dificuldade para sair jogando, o São Paulo apostou em bolas longas na direção de Calleri, que foi bem marcado por Bastos e Alexander Barboza. Na tentativa de mudar o panorama, o técnico Luis Zubeldía colocou Luciano ainda no primeiro tempo no lugar de William Gomes, o que deu ao Tricolor uma leve melhora.
Aos 35 minutos, o São Paulo teve a chance de empatar. Após cabeçada de Lucas, a bola bateu no braço de Bastos dentro da área, resultando em um pênalti que precisou ser revisado pelo VAR. No entanto, o camisa 7 do São Paulo desperdiçou a cobrança, mandando a bola no travessão, frustrando a torcida tricolor.
Na segunda etapa, o São Paulo continuou tentando pressionar em busca do empate. Aos 15 minutos, Luciano bateu cruzado e Calleri, com o gol aberto, chutou por cima. Dois minutos depois, Lucas finalizou de fora da área, mas o goleiro John fez uma grande defesa.
O empate são-paulino veio somente aos 42 minutos. André Silva fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área, onde Calleri subiu bem e cabeceou para o fundo das redes, levando o jogo para os pênaltis.
Nas cobranças de penalidades, Calleri e Nestor erraram para o São Paulo, enquanto o Botafogo converteu suas cobranças com precisão, vencendo por 5 a 4 e garantindo a classificação para a próxima fase da Libertadores. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: São Paulo 56,5% x 43,5% Botafogo
- Finalizações (certas): São Paulo 18 (4); Botafogo 9 (1)
- Faltas cometidas: São Paulo 11 x 15 Botafogo
- Passes certos (%): São Paulo 337 (92,3%); Botafogo 222 (87,1%)
View this post on Instagram
Depois de 51 anos, o Botafogo volta a ser um dos quatro melhores times da América. Agora, o alvinegro espera o vencedor do confronto entre Peñarol e Flamengo. Na partida de ida, o clube uruguaio superou as expectativas e venceu o Rubro-negro por 1 a 0. A equipe de Tite precisará reverter o resultado nesta quinta-feira (26).