Nesta terça-feira, 17, será dado o início da fase de liga da Champions League. Após anos no mesmo formato, com uma fase de grupos e disputas posteriores em modelo mata-mata, com dois jogos até a grande final em jogo único, a maior competição de clubes do mundo está de cara nova. E o que podemos esperar? O SportBuzz te responde!
Como irá funcionar a nova Champions League?
A nova Champions League pode ser considerada como a mais abrangente de todos os tempos. Ao invés dos tradicionais 32 clubes participantes das últimas edições, o novo modelo conta com 36 competidores. O esquema de grupos com quatro equipes não existe mais, agora todos os times serão ranqueados em uma tabela, como acontece nas ligas nacionais.
Por meio de um sorteio, no qual os clubes foram divididos em quatro potes, cada equipe conheceu oito adversários diferentes, dois de cada um dos agrupamentos feitos pela UEFA. Com quatro partidas como mandante e o restante como visitante, todos os participantes irão completar oito jogos na fase de liga e, os mais bem colocados, avançam para a próxima fase.
Os oito primeiros times garantem vaga direta nas oitavas de final, enquanto aqueles que terminarem entre a 9ª e a 24ª colocação disputam uma fase de playoff. Os vencedores dessa etapa intermediária se juntam aos demais nas oitavas, seguindo o modelo eliminatório assim por diante. Por fim, todas as equipes da 25ª posição para baixo serão eliminadas após a fase de liga.
O que essas mudanças podem proporcionar?
A nova Champions League promete confrontos equilibrados e mais emocionantes desde as primeiras rodadas. Por exemplo, a primeira semana conta com jogos de alto nível, como as reedições das finais de 2007 e 2023, Milan x Liverpool e Manchester City x Inter de Milão, respectivamente. Além disso, com uma gama maior de equipes e a implementação da fase de playoffs, podemos esperar por algumas surpresas nos momentos mais decisivos da competição.