O Botafogo está a sua sétima participação de Libertadores na história e, em caso de classificação diante do São Paulo, irá igualar suas duas melhores campanhas na competição. Desde 1973 o Fogão não passa das quartas de final e atinge a semifinal, mas pode trilhar um caminho para quebrar esse tabu nesta quarta-feira, 18.
As melhores campanhas do Glorioso foram justamente nas duas primeiras. Em 1963 e 1973, o Botafogo chegou na semifinal. Na primeira ocasião, o clube carioca foi eliminado pelo Santos, que se sagrou campeão da competição. Já na última vez na fase, a equipe caiu em um triangular, disputado contra o Colo-Colo, do Chile, e o Independiente, da Argentina.
Ver essa foto no Instagram
Desde então, a melhor campanha do time carioca na Libertadores foi em 2017, quando o time chegou até as quartas de final e foi eliminado para um clube brasileiro. O Grêmio, carrasco do Glorioso em 1996, nas oitavas, venceu por apenas 1 a 0 no placar agregado, seguiu na competição e se sagrou tricampeão.
Botafogo x São Paulo: Glorioso perto da história
Nessa quarta-feira, 18, no Nilton Santos, o Botafogo terá a oportunidade de mudar essa história, ou pelo menos iniciar isso. O time treinado por Artur Jorge irá encarar o São Paulo e lutará por uma classificação histórica na próxima semana, no Morumbis.