Nesta terça-feira (10), o Paraguai recebeu, no Estádio Defensores del Chaco, o Brasil pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026. Novamente abaixo do esperado, a equipe comandada por Dorival Jr. se complica na competição e fica difícil ver uma luz no fim do túnel para uma melhora no desempenho.
View this post on Instagram
A partida começou com um domínio absoluto do Brasil na posse de bola, mas sem efetividade nenhuma no ataque. A Seleção chegou a ter 89% da posse total, mas bastou um ataque paraguaio para furar a defesa. Aos 18 minutos, a zaga do Brasil afastou um cruzamento, mas a bola sobrou nos pés de Diego Gómez na entrada da área. O camisa 8 pegou com uma trivela de estilo, batendo na trave de Alisson e morrendo dentro do gol.
Mesmo com a desvantagem, a Seleção não conseguiu mostrar nenhum poder de reação. A única boa chance veio em uma arrancada de Vinícius Jr. que entrou na área e passou para Guilherme Arana. O lateral do Atlético-MG bateu rasteiro, mas o zagueiro e seu companheiro de time, Junior Alonso, tirou em cima da linha. Ao fim do primeiro tempo, era claro que o Brasil precisaria mudar não só taticamente, mas mentalmente para a segunda etapa.
Com as entradas de João Pedro, do Brighton, e Luiz Henrique, do Botafogo, a Seleção teve mais objetividade e verticalidade. A primeira chance veio logo no primeiro minuto, quando João Pedro passou para Rodrygo. O jogador do Real Madrid bateu no meio da área, mas a bola foi muito alta. Outra boa chance do Brasil veio dos pés de Luiz Henrique, que, em jogada individual, conseguiu um cruzamento para Arana, mas o lateral tentou recuar para alguém no meio da área, sem sucesso. Já a defesa brasileira começou a sofrer com Isidro Pitta, atacante do Cuiabá, que teve duas boas chances. Na primeira, ele cabeceou na rede pelo lado de fora. Enquanto na segunda, ele tentou cavar um pênalti.
A Seleção ainda chegou duas vezes com Vini, mas as chances pararam nas mãos de Gatito Fernández. O Paraguai começou a fazer mudanças para se fechar cada vez mais, dificultando o ataque brasileiro e confirmando mais três pontos. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Paraguai 33,4% x 66,6% Brasil
- Finalizações (certas): Paraguai 7 (2); Brasil 8 (3)
- Faltas cometidas: Paraguai 13 x 8 Brasil
- Passes certos (%): Paraguai 147 (80,3%); Brasil 481 (92,7%)
Com a vitória, o Paraguai fecha a Data FIFA invicto e pula para 9 pontos, ficando apenas um ponto atrás do Brasil, que ocupa a 5ª posição. Vale lembrar que, com o novo formato da Copa do Mundo, os seis primeiros colocados se classificarão diretamente, enquanto o 7º colocado vai para a repescagem.