A atacante Alex Morgan, vencedora de duas Copas do Mundo Femininas e medalhista de ouro olímpica com a seleção dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (5) sua aposentadoria do futebol profissional. A jogadora de 35 anos confirmou a decisão em um vídeo divulgado nas redes sociais, onde também revelou estar grávida de seu segundo filho.
Morgan, que se consolidou como uma das jogadoras mais icônicas do futebol mundial, fará sua despedida oficial dos gramados no próximo domingo, quando o San Diego Wave, seu atual clube, enfrentará o North Carolina Courage, pela NWSL.
Além de sua carreira brilhante dentro de campo, Morgan foi uma figura central em 2022 na luta pela igualdade salarial no futebol feminino dos EUA. Ela fez parte do grupo de jogadoras que entrou com uma ação judicial, resultando em um acordo histórico para o esporte. “Tenho orgulho de ter feito parte de algo que deixou um impacto irreversível para as próximas gerações de jogadoras”, declarou Morgan.
Ver essa foto no Instagram
A atacante afirmou que a decisão de se aposentar foi longa e ponderada. “Essa decisão já estava amadurecendo há algum tempo e não foi fácil”, disse Morgan. “No início de 2024, senti em meu coração e alma que esta seria a última temporada que eu jogaria futebol.”
Em 2020, Morgan deu à luz sua primeira filha, Charlie, e no mesmo ano assinou contrato com o Tottenham, da Women’s Super League, jogando quatro partidas antes de retornar aos Estados Unidos.
Com a seleção norte-americana, Morgan conquistou as Copas do Mundo de 2015 e 2019, além da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e o bronze em Tóquio 2020. Ao falar sobre a aposentadoria, ela ressaltou estar em paz com a decisão. “Tenho muita clareza sobre minha escolha. O futebol fez parte de mim por 30 anos e foi uma das primeiras coisas que amei. Dei tudo a esse esporte e recebi mais do que poderia ter sonhado”, afirmou.
A ex-treinadora de Morgan no San Diego Wave, Casey Stoney, destacou a importância da jogadora para o esporte. “O futebol perde uma grande atleta com sua aposentadoria. Alex foi a atleta mais profissional com quem já trabalhei. Ela inspirou todos ao seu redor a serem melhores e desafiou o status quo diariamente”, publicou Stoney em suas redes sociais.