Com grande expectativa para os nomeados a melhor jogador do mundo, a Bola de Ouro, a France Football surpreendeu os brasileiros ao indicar duas jogadoras do país ao prêmio feminino. Destaques da Seleção Brasileira na campanha da medalha de prata na Olimpíada de Paris, a zagueira Tarciane e a atacante Gabi Portilho foram lembradas pela revista francesa.
Vale ressaltar que ambas eram companheiras até alguns meses atrás, no Corinthians, até a defensora deixar o país rumo ao Houston Dash, dos Estados Unidos. Mesmo assim, ambas foram multicampeãs juntas pelo Timão, com conquistas como dois Campeonatos Paulista, três Brasileiros e a Copa Libertadores de 2023. No total, Tarciane realizou 76 jogos pelo clube paulista, segundo o site “Meu Timão”, enquanto Portilho tem 153, com 29 gols marcados.
Além das representantes do Brasil, também estão concorrendo à Bola de Ouro feminina Trinity Rodman, filha do ex-jogador de basquete Dennis Rodman, Lauren Hemp, Ada Hegerberg, Lauren James, Lucy Bronze, e Aitana Bonmatí, atual vencedora do prêmio. A meio-campista espanhola, aliás, é a principal favorita ao bicampeonato, mas conta com maior concorrência do que no último ano, quando parecia quase unanimidade entre os especialistas e votantes.