Nesta quinta-feira (5), a Argentina recebeu, no Monumental de Nuñez, a seleção do Chile pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Sem o craque Lionel Messi, a albiceleste manteve seu domínio sobre a seleção chilena e chegou à sua sexta vitória em sete jogos, praticamente carimbando sua passagem para a próxima Copa.
Ver essa foto no Instagram
Em um primeiro tempo, quente, o esperado aconteceu. Desde o começo, a Argentina dominou a posse de bola e tomava a iniciativa contra uma fechada seleção chilena. Os atuais campeões da América e do Mundo tentaram furar a defesa, primeiramente com Julián Álvarez, aos 10 minutos. De Paul e Nico González também tiveram suas chances, mas sem sucesso.
Na segunda metade da etapa, o Chile, para tirar o perigo argentino de perto da área, avançou as linhas e começou a pressionar a saída de bola dos mandantes. E foi em um erro da albiceleste que Dávila roubou a bola e lançou Eduardo Vargas em profundidade. O camisa 11 conseguiu finalizar, mas o zagueiro Otamendi bloqueou. A melhor chance do primeiro tempo foi chilena, após Mauricio Isla dar belo cruzamento para o zagueiro Catalán cabecear na trave. Apesar dos esforços, os clubes não saíram do zero na primeira etapa.
Mas não demoraria muito para a abertura do placar. Logo aos 2 minutos do segundo tempo, uma bela troca de passes da Scaloneta deixou Julián Álvarez em boa posição no lado direito para cruzar rasteiro. Lautaro Martínez enganou todo mundo com um lindo corta-luz e Mac Allister pegou de primeira sem chances para o goleiro Arias. Mesmo atrás, o Chile não conseguia criar nenhuma chance contundente e, em um momento de desconcentração no final do jogo, viu a Argentina ampliar com um golaço de fora da área do jovem Álvarez. A bola ainda explodiu no travessão antes de cruzar a linha.
O terceiro gol veio dos pés de Paulo Dybala, que, vestindo a camisa 10 de Messi, recebeu um passe de Alejandro Garnacho e estufou as redes. Sem tempo para mais nada, os argentinos asseguraram mais uma vitória e abriram cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, o Uruguai. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Argentina 62,6% x 37,4% Chile
- Finalizações (certas): Argentina 15 (8); Chile 4 (2)
- Faltas cometidas: Argentina 8 x 14 Chile
- Passes certos (%): Argentina 591 (93,2%); Chile 250 (87,4%)
Na próxima rodada, a Argentina visitará a Colômbia, reeditando a final da Copa América 2024, enquanto o Chile, na penúltima colocação, volta para casa para receber a Bolívia.