Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo está cada vez mais próximo de chegar aos mil gols na carreira. Pelé, o maior jogador da história do futebol, tem 1283 gols na carreira, mas a Fifa só considera apenas 767. O português tem no momento 899 gols e em entrevista para o canal de Rio Ferdinand, ’cutucou’ o Rei ao dizer que todos seus feitos foram filmados.
”Sou o maior goleador da história do futebol, mas vou subir o sarrafo. Em breve vou chegar aos 900 e depois baterei os 1.000 gols. Eu quero isso. Para mim é a melhor marca que posso ter no futebol. Primeiro os 900, depois meu desafio é chegar aos 1.000. Com uma diferença: tem vídeo de todos os gols que eu marquei, então eu posso provar isso”, disse Cristiano em referência aos gols não filmados de Pelé. Veja o vídeo:
“Se eu atingir 1000 gols a única diferença será que vai ter um vídeo de cada gol”
Indireta para o Pelé, Cristiano?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKJ
— REAL MIL GRAU (@realmilgrauu) August 28, 2024
Quantos gols Pelé tem de fato?
Tricampeão mundial pelo Brasil e com dezenas de taças nacionais e estaduais pelo Santos, Pelé colocou 1283 bolas nas redes adversárias. A polêmica surge pois nem todos seus gols foram feitos em competições oficiais, pois a equipe santista fazia muitas excursões pelo mundo, pois todos queriam ver o Rei jogar, enquanto outros de fato não foram documentados por vídeo.
Pelé iniciou sua carreira em 1956 e a encerrou em 1977. Nas décadas de 50, 60 e 70, havia um outro entendimento sobre o que é o futebol. O Santos, por exemplo, deixava de disputar algumas competições oficiais no país para atuar contra clubes europeus, combinados locais e até mesmo outros países, pois financeiramente, jogar assim trazia um retorno financeiro maior. A Libertadores, por exemplo, era um campeonato mal visto pelos brasileiros à época. Hoje, é o maior desejo de qualquer futebolista sul-americano.
Hoje, a Fifa não considera mais de 500 gols feitos por Pelé, pois foram feitos em partidas amistosas. O Rei chegou a fazer gols em grandes times e seleções desta forma. Inter de Milão, Napoli, River Plate, Roma, Boca Juniors, Barcelona, Benfica, Atlético de Madrid, Lazio, Newcastle, Juventus, Lyon, West Ham, Betis e Real Madrid são algumas das equipes que o brasileiro fez gols, mas que não entram na contagem da Fifa.
Cristiano Ronaldo joga profissionalmente desde 2001. De lá pra cá, atuou em Sporting (5 gols), Manchester United (145 gols), Real Madrid (450 gols), Juventus (101 gols), Al-Nassr (68 gols) e Portugal (130 gols). Pelé fez 1091 gols atuando pelo Santos, 65 gols pelo New York Cosmos e outros 95 gols pelo Brasil.