Nesta quarta-feira (28), o São Paulo recebeu, no Morumbis, o Atlético-MG pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2024. Na noite permeada de homenagens póstumas ao jogador Juan Izquierdo, o São Paulo não aproveitou as diversas chances criadas e viu o Galo marcar no final do jogo e levar a vantagem do empate para Belo Horizonte,
💪🏾⚫⚪ FIM DE JOGO: GALO LUTA, MARCA NO FINAL, CONQUISTA A VANTAGEM E DECIDE EM CASA A VAGA NAS SEMIFINAIS DA COPA BETANO DO BRASIL!
⚽ BATTAGLIA #VamoGalo #SPFCxCAM🏴🏳️ pic.twitter.com/yDK0FkQIBI
— Atlético (@Atletico) August 29, 2024
O jogo iniciou-se muito equilibrado, com a posse de bola dividida entre as duas equipes, e o Galo não se acanhou diante da torcida tricolor. Mas o São Paulo diminuiu o ritmo e começou a trocar mais passes, chamando a marcação atleticana. Aos 18 minutos, Wellington Rato tabelou com Calleri e arriscou de fora da área, forçando o goleiro Everson a fazer boa defesa. O Galo respondeu no contra-ataque com um lindo passe em profundidade de Hulk para Gustavo Scarpa, mas o camisa 6 bateu mascado e deixou fácil para Rafael.
O São Paulo começou a gostar mais do jogo e chegava com maior contundência ao ataque, com chances de Rato e Luciano, mas ninguém conseguiu furar o lacre na primeira etapa.
O Tricolor voltou do intervalo com Wellington Rato se destacando como protagonista da partida. O meia-atacante quase marcou um belo gol em um chute de fora da área, mas a bola passou perto. Embora o Tricolor tenha mantido maior posse de bola, encontrou dificuldades para criar oportunidades claras. Em uma jogada individual, Lucas foi derrubado perto da grande área, mas a cobrança da falta não trouxe perigo ao gol defendido por Everson.
Nos minutos finais, Calleri apareceu bem posicionado pelo lado direito, mas parou nas mãos do goleiro atleticano. Aos 43 minutos, o São Paulo teve sua melhor chance: Bobadilla cruzou da esquerda e Lucas, sozinho na pequena área, cabeceou para fora, desperdiçando uma oportunidade crucial. O erro foi decisivo, pois, nos acréscimos, o Atlético-MG marcou o único gol da partida. Battaglia desviou de cabeça o cruzamento de Gustavo Scarpa em uma cobrança de falta, garantindo a vitória por 1 a 0 para os visitantes. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: São Paulo 60,3% x 39,7% Atlético-MG
- Finalizações (certas): São Paulo 13 (5); Atlético-MG 5 (2)
- Faltas cometidas: São Paulo 15 x 16 Atlético-MG
- Passes certos (%): São Paulo 413 (93,2%); Atlético-MG 303 (91%)
Com este resultado, o Atlético-MG leva a vantagem do empate para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O São Paulo agora precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou triunfar por dois ou mais gols para avançar diretamente às semifinais. As equipes se enfrentam novamente no dia 12 de setembro, em Belo Horizonte, em um confronto decisivo para as pretensões de ambos na competição.