Na última terça-feira, 27, o mundo do futebol foi surpreendido com a triste notícia do falecimento de Juan Manuel Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU. O jogador sofreu um mal súbito durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo, pela Libertadores, no estádio Morumbis. Ele foi imediatamente levado ao Hospital Albert Einstein, onde seu estado de saúde se manteve crítico até o momento da confirmação de sua morte.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou seu profundo pesar pelo ocorrido. Em nota oficial, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, destacou: “O futebol brasileiro fará um minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade nesta quarta-feira e se solidariza com os familiares do atleta, com os jogadores, dirigentes e torcedores do Nacional pela perda irreparável”.
A CBF lamenta a morte da noite desta terça-feira (27) do zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional do Uruguai. Ele estava internado em um hospital de São Paulo após sofrer um mal súbito no segundo tempo do jogo disputado na última quinta-feira (22) no MorumBis. O jogador de 27… pic.twitter.com/Sjnt7O5n5Q
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) August 28, 2024
Juan Manuel Izquierdo teve um percurso marcante no futebol uruguaio, destacando-se como um zagueiro de grande potencial. Ele começou sua carreira no Cerro, passando pelo Montevideo Wanderers e, posteriormente, se transferindo para o Atlético San Luis, do México. Mais tarde, retornou ao Uruguai, onde defendeu novamente o Wanderers, o Nacional, o Liverpool e voltou ao Nacional em 2024.
Em sua última passagem pelo Nacional, Izquierdo participou de 25 partidas nesta temporada. Sua dedicação e capacidade dentro de campo eram reconhecidas tanto por companheiros de equipe quanto por torcedores, tornando sua perda ainda mais sentida por todos.
Como ocorreu o mal súbito em Izquierdo durante o jogo?
Durante o segundo tempo do confronto contra o São Paulo, Izquierdo apresentou sinais de mal-estar. Minutos após ser retirado do campo, sofreu uma parada cardíaca, necessitando de manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo desfibrilação. Apesar dos esforços, seu estado neurológico não melhorou e ele não resistiu aos tratamentos médicos.
Clubes e passagens de Izquierdo
- Cerro (Uruguai)
- Montevideo Wanderers
- Atlético San Luis (México)
- Liverpool (Uruguai)
- Nacional-URU