Na noite desta terça-feira, 27, Juan Izquierdo, do Nacional, morreu aos 27 anos, após ter um mal súbito no Morumbis. O jogador estava internado no Hospital Albert Einstein desde a noite do jogo entre o São Paulo e o elenco uruguaio, válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
Durante a disputa, Izquierdo cambaleou no gramado e caiu inconsciente, sem ter contato com qualquer outro jogador. Posteriormente, foi constatada uma arritmia cardíaca no organismo do zagueiro. Ele ficou sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva e tratado com ventilação mecânica.
Marta Echarte, cônsul do Uruguai, que esteve no Albert Einstein, chegou a falar na irreversibilidade do caso. Em uma das últimas atualizações do hospital, destacou-se a progressão do comprometimento neurológico. Izquierdo deixou uma esposa e dois filhos, sendo um deles recém-nascido.
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
Em sua carreira, conquistou os Campeonatos Uruguaios de 2022 (pelo Nacional) e 2023 (pelo Liverpool-URU), além da Supercopa Uruguaia do último ano. Com exceção do Atlético San Luis, do México, Izquierdo defendeu apenas clubes de sua terra natal, como o CA Cerro e o Peñarol.
O São Paulo prestou diversas homenagens e endossou mensagens de apoio ao zagueiro e seus entes queridos. No jogo contra o Vitória, definido no domingo, 25, os jogadores entraram em campo com camisas azuis-celestes, que continham o sol uruguaio em sua estampa e a mensagem “Fuerza Izquierdo”.