Luis Zubeldía, do São Paulo, voltou a falar sobre Izquierdo, do Nacional. O jogador uruguaio teve um mal súbito no MorumBIS durante a partida válida pela volta das oitavas de final na Libertadores. Internado no Hospital Albert Einstein, o zagueiro apresenta um quadro piorado segundo o último boletim médico.
“Nosso grupo é muito sensível a situações (como a do Izquierdo). Isso te golpeia, a sensibilidade, porque esse jogador é muito jovem. É um de nós. Qualquer um de nós poderia passar por isso. Aconteceu muito perto da gente. E esse grupo com a sensibilidade que tem, são seres humanos, com certeza ficou golpeado”, disse Zubeldía na coletiva de imprensa após o triunfo sobre o Vitória.
Michel Araújo, atleta uruguaio do Tricolor, chorou na saída do gramado neste domingo, 26, e confirmou que a situação de Izquierdo era o motivo. “O Michel é uruguaio, muito próximo também do Nacional, e porque é uma pessoa que vimos aqui. Estava jogando e agora está numa situação complicada, segue internado. Ficamos chocados, os jogadores ainda mais, porque são iguais”, completou o técnico Tricolor.
Conforme o hospital, Izquierdo segue sob “cuidados intensivos neurológicos” e “dependente de ventilação mecânica”. A última avaliação constatou uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”. Antes da bola rolar contra o Vitória, o São Paulo prestou uma homenagem com camisas azuis-celestes, que continham o sol uruguaio em sua estampa e a mensagem “Fuerza Izquierdo” (“Força, Izquierdo”, em espanhol).