Pouco mais de um ano depois do anúncio, a passagem de James Rodríguez no São Paulo chegou ao fim oficialmente nesta segunda-feira, 26. No período em que vestiu a camisa tricolor, o colombiano passou por momentos de euforia da torcida, até pênalti perdido em decisão e polêmicas por faltas de minutos dentro de campo.
Anunciado em julho de 2023, o veterano de 33 anos precisou de algumas semanas para se colocar à disposição do então técnico, Dorival Júnior, e estreou no dia 13 de agosto, em empate com o Flamengo, no Brasileirão. Apenas nove dias depois, James esteve em campo pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, diante da LDU, em que a equipe foi derrotada por 2 a 1, fora de casa.
James Rodríguez siempre tendrá un defensor en mi, pelotero histórico.
— gam (@mbapadre) August 26, 2024
Na volta, o São Paulo reagiu e levou a decisão para os pênaltis após 1 a 0 no tempo normal, mas o então camisa 19 desperdiçou sua cobrança e o time foi eliminado do torneio continental. Apesar disso, não foi um motivo para que suas oportunidades diminuíssem, tendo realizado 14 jogos na primeira temporada, com apenas um gol e duas assistências.
Neste ano, as oportunidades caíram ainda mais, vendo Thiago Carpini e Luís Zubeldía passarem e a situação do meio-campista pouco mudar dentro do elenco. No início da temporada, uma rescisão também chegou a ser discutida, mas as partes não chegaram a um acordo, e o atleta foi reintegrado ao time.

Já próximo do fim, a última esperança do torcedor são-paulino foi ver as atuações do jogador pela seleção da Colômbia na Copa América. Ele foi considerado o melhor jogador do torneio e acabou vice-campeão com sua equipe, colaborando com seis assistências e um gol nos seis jogos disputados.