Nesta quinta-feira (15), o Flamengo recebeu, no Maracanã, o Bolívar pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores 2024. Em uma partida não muito vistosa do Mengão, principalmente na segunda etapa, a vitória por 2 a 0 veio, mas a pequena vantagem preocupa o torcedor rubro-negro, que pondera se será possível segurá-la nos mais de 3.600 m da capital boliviana.
FIM DE JOGO NO MARACANÃ! O MENGÃO VENCE O BOLÍVAR POR 2 A 0 COM GOLS DE LUIZ ARAÚJO E LÉO PEREIRA E SAI NA FRENTE NAS OITAVAS DE FINAL DA CONMEBOL LIBERTADORES! VAMOOOOOOOOS FLAMENGOOOOOOOOOO! #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/qqFuUZxzE6
— Flamengo (@Flamengo) August 16, 2024
Como já era esperado, o Mengão já começou com o domínio absoluto e quase abriu o placar no primeiro escanteio da partida, quando Erick Pulgar cabeceou com tudo para o goleiro Lampe defender. No rebote, a bola bateu no defensor do Bolívar e quase morreu no gol. O massacre continuou, mas o placar não mudava, com chances de Arrascaeta, De La Cruz, Gerson e cia.
A cada minuto, os jogadores do Flamengo e a torcida ficavam mais ansiosos, esperando a porteira abrir. Mas tudo se resolveu aos 30 minutos, quando Arrasca passou para Pedro, que deu uma colherada de mestre para levar Luiz Araújo ao ponto futuro. O camisa 7 ganhou do defensor na velocidade e tocou na saída do goleiro para explodir o Maracanã. O rubro-negro continuou a pressão, mas enfrentou um revés quando, em um promissor contra-ataque, Pedro abandonou a jogada por sentir dores na coxa. O centroavante foi imediatamente substituído por Gabigol.
A intensidade flamenguista da primeira etapa cobrou o preço na segunda, mas, mesmo assim, os jogadores sabiam que a vantagem era pequena e continuaram buscando o ataque. Entretanto, com o desgaste, não se via mais as diversas chances claras como no primeiro tempo e o jogo adotou uma temperatura morna até a reta final.
Já nos últimos minutos, ocorreram os dois destaques do segundo tempo. Em um contra-ataque boliviano, Oviedo cruzou para Yomar, que cabeceou no travessão de Rossi. O erro se provaria caro, pois, aos 45 minutos, Léo Pereira ampliou o placar em uma cobrança de escanteio. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Flamengo 57,9% x 42,1% Bolívar
- Finalizações (certas): Flamengo 20 (6); Bolívar 6 (2)
- Faltas cometidas: Flamengo 5 x 13 Bolívar
- Passes certos (%): Flamengo 412 (88,4%); Bolívar 213 (85,5%)
O jogo de volta ocorrerá na próxima quinta-feira (22), na Bolívia, e o Flamengo pode até perder por um gol de diferença que sairá classificado. Antes disso, o rubro-negro tem um compromisso do Campeonato Brasileiro contra o Botafogo.