Nesta quinta-feira (15), o Cruzeiro visitou o Boca Juniors, na Bombonera, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024. Em um jogo pouco emocionante, os xeneizes fizeram valer a mística argentina e saíram na frente com gol de Edinson Cavani.
🕘 Fim de jogo em Buenos Aires. A decisão agora é na próxima quinta-feira, na nossa casa.
🔷 #CABJxCRU | 1-0 | #LaBestiaNegra pic.twitter.com/8zae3GnNE3— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) August 16, 2024
Em um confronto marcado pela intensidade e poucas oportunidades claras de gol, Cruzeiro e Boca Juniors se enfrentaram em uma partida disputada na primeira metade. O time mineiro teve duas chances anuladas por impedimento, com Lautaro Díaz e Arthur Gomes como protagonistas. O clima tenso resultou em quatro cartões amarelos para a equipe de Fernando Seabra: Matheus Pereira, Wallace, Lucas Romero e Lautaro foram advertidos.
O Boca Juniors voltou do intervalo com força e quase abriu o placar em uma jogada perigosa de Merentiel, que foi afastada pela defesa cruzeirense. Com dificuldades para organizar seu jogo, o Cruzeiro teve uma chance em cobrança de falta realizada por Barreal, mas Lucas Romero não conseguiu converter a oportunidade.
Aos 19 minutos do segundo tempo, o uruguaio Edinson Cavani, em jogada precisa, recebeu um passe de León e desviou sutilmente para balançar as redes, abrindo o placar para o Boca. Dez minutos depois, Cavani voltou a assustar, acertando a trave do Cruzeiro, mas o goleiro Cássio evitou o segundo gol na sequência.
Nos minutos finais, o Cruzeiro teve uma chance de empatar a partida, quando Kaio Jorge, após receber um passe de Matheus Henrique, chutou para fora, desperdiçando a última oportunidade clara do jogo. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Boca Juniors 50,1% x 49,9% Cruzeiro
- Finalizações (certas): Boca Juniors 9 (4); Cruzeiro 4 (2)
- Faltas cometidas: Boca Juniors 16 x 20 Cruzeiro
- Passes certos (%): Boca Juniors 316 (86,8%); Cruzeiro 300 (87,5%)
A partida de volta está marcada para a próxima quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Mineirão. O vencedor deste confronto avançará para enfrentar quem passar do duelo entre os paraguaios Libertad e Sportivo Ameliano. Antes disso, o Cruzeiro volta suas atenções para a Série A do Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o Vitória na próxima segunda-feira, às 20h, no Barradão, em Salvador.