Nesta quinta-feira (15), o Athletico-PR recebeu, na Ligga Arena, o Belgrano-ARG pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024. Em belos 90 minutos de futebol, o Furacão foi resiliente e leva uma ótima vantagem para a partida de volta.
VIRADA NO CALDEIRÃO!
Decisão da vaga é na quinta que vem, na Argentina.VAMOS, FURACÃO 🌪️🌪️🌪️ #Athletico #CAPxBEL pic.twitter.com/fRtfpjZvYq
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) August 15, 2024
O Belgrano deu o toque inicial na bola e só foi perdê-la quando fez o gol. Com cerca de 30 segundos de jogo, Velázquez cruzou e o atacante Jara deu uma casquinha de cabeça e abriu o placar. Com um gol tão cedo, o Furacão precisou repensar sua estratégia para a partida e já começava a planejar como chegar ao empate.
O rubro-negro tentou com Erick, Christian e Esquivel, mas não conseguia furar a defesa argentina. Foi só aos 40 minutos que Esquivel achou um lindo cruzamento para Erick, entre os zagueiros, empatar o jogo.
Não satisfeito com o empate, o Furacão quis aproveitar o mando de campo e começou o segundo tempo sufocando o Belgrano, com chances de Kaique Rocha e Cuello. Mas a virada só viria aos 16 minutos, quando, de novo, Esquivel levantou a bola na área e Christian conseguiu fazer o gol.
Os argentinos não se acanharam e se aproveitaram de uma noite de muitos erros individuais da defesa curitibana para levar perigo. Cinco minutos depois do gol rubro-negro, Thiago Heleno perdeu a bola na entrada da área e Reyna, que acabara de entrar, aproveitou a lambança, bateu rasteiro e fez o gol. O árbitro, porém, foi chamado ao VAR para analisar uma potencial falta no zagueiro do Athletico. Ao voltar da cabine, ele anulou o tento e deu a falta aos mandantes.
Mas o Belgrano ainda não se acanhou e seguiu com muita ofensividade. A melhor chance criada foi quando Metilli arriscou de fora da área e Léo Linck fez boa defesa. No rebote, Velázquez cruzou e Chavarría cabeceou na pequena área, obrigando o goleiro a realizar um milagre. No contra-ataque, Fernandinho lançou Christian, que passou para Canobbio. O argentino, de cara para o gol, armou o arremate, mas o defensor argentino deu um carrinho providencial e tirou a bola do controle do camisa 14.
Com o Athletico querendo construir uma vantagem maior para o jogo de volta e o Belgrano buscando a igualdade, o final do jogo foi de muita intensidade e alto ritmo, mas ninguém conseguiu furar a rede de novo. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Athletico-PR 56,1% x 43,9% Belgrano
- Finalizações (certas): Athletico-PR 16 (7); Belgrano 15 (4)
- Faltas cometidas: Athletico-PR 9 x 10 Belgrano
- Passes certos (%): Athletico-PR 324 (93,1%); Belgrano 245 (87,2%)
A partida de volta acontecerá na próxima quinta-feira (22), no Gigante de Alberdi, e o Furacão sairá classificado caso consiga um empate fora de casa. Antes disso, o Athletico enfrentará o Juventude pelo Campeonato Brasileiro.