Nesta quarta-feira (14), o Botafogo recebeu, no Nilton Santos, o Palmeiras pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores 2024. No confronto mais esperado desta fase da competição, vimos, novamente, um futebol de altíssima qualidade e o Glorioso cementando-se como uma pedra no sapato de qualquer adversário e, com certeza, sonhando com o título.
NO FOGO VENCER! 🔥
Com apoio e show da torcida mais apaixonada do mundo, Fogão vence o Palmeiras no Nilton Santos. Luiz Henrique e Igor Jesus marcaram para o Glorioso, que sai na frente pela vaga nas quartas da Libertadores! ⭐🌎 #VamosBOTAFOGO
DOMINGO temos outro encontro… pic.twitter.com/owjhXl7QeQ
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 15, 2024
Como está virando padrão no confronto entre as duas equipes, os espectadores do primeiro tempo assistiram a um belo jogo, muito fluido e com qualidade. Os donos da casa tiveram mais a posse de bola dorante a primeira metade, mas quem chegou com perigo primeiro foi o Palmeiras. Aos 6 minutos, Raphael Veiga aproveitou um rebote e cruzou para Murilo testar com tudo, mas John foi seguro e defendeu.
O Fogão responderia com um dos destaques da temporada até aqui. Luiz Henrique foi lançado e ganhou de Murilo na corrida. Ele ainda limpou outro zagueiro antes de chutar, mas a bola rasteira passou tirando tinta do gol de Weverton. O atacante ainda teria uma chance similar, mas encontrava-se em condição irregular quando recebeu o passe.
O ritmo do jogo não diminuiu e os gols começaram a sair. Aos 21 minutos, em um contra-ataque, Savarino lançou para Igor Jesus, que viu Luiz Henrique entrando na área atrás da zaga. O camisa 99 deu um tapa de qualidade para Luiz cabecear no contrapé de Weverton e abrir o placar.
O Fogão continuou em cima, mas como do outro lado há um time cirúrgico, bastou o Palmeiras recuperar a bola uma vez no ataque que o empate saiu. Raphael Veiga cruzou para Rony dar uma linda ajeitada de cabeça e deixar Maurício de cara para o gol. O meia chutou, John chegou a defender a bola, mas acabou deixando-a escapar e permitir o empate.
Depois do gol, o Botafogo intensificou e sentia que dava para ir aos vestiários com a vantagem. Em uma troca de passes no meio-campo. Gregore deu uma colherada perfeita para Igor Jesus, que se adiantou perante Victor Reis. O atacante ainda foi puxado pelo zagueiro mas, mesmo em queda, conseguiu finalizar por baixo das pernas do goleiro. Intervalo, 2 a 1 para o Botafogo.
Após um ótimo primeiro tempo, os mandantes resolveram baixar a rotação e posicionar-se mais defensivamente, chamando o Palmeiras para jogar. Porém, apesar do domínio na última etapa, o frágil ataque verde parou na sólida atuação da linha defensiva do Fogão. Voltando de lesão, o atacante Estêvão entrou no início do segundo tempo e criou a chance de maior perigo o time, após avançar para dentro da área e cruzar, mas ninguém estava lá para receber. O Botafogo ainda teve chances de ampliar, com contra-ataques fulminantes, mas sem sucesso. Depois dos intensos primeiros 90 minutos do confronto, quem levou a melhor foi o Botafogo. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Botafogo 52,5% x 47,5% Botafogo
- Finalizações (certas): Botafogo 9 (3); Palmeiras 5 (3)
- Faltas cometidas: Botafogo 14 x 9 Palmeiras
- Passes certos (%): Botafogo 387 (88,8%); Palmeiras 336 (89,6%)
A partida de volta será na próxima quarta-feira (21), no Allianz Parque, e o Botafogo pode lutar por qualquer empate que sairá classificado de São Paulo. Mas, antes disso, os clubes têm os compromissos pelo Brasileirão, o Fogão contra o Flamengo e o Verdão contra o São Paulo.