Nesta quarta-feira (14), o Fortaleza visitou o Rosario Central-ARG, no Gigante de Arroyito, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024. Com o empate por 1 a 1, o Leão traz um bom resultado para o Brasil e contará com sua torcida na Arena Castelão para conseguir uma vitória e seguir na Sula.
FIM DE JOGO NO GIGANTE DE ARROYITO! O Fortaleza empata em 1 a 1 com o Rosario Central e decide em casa a classificação!
VAMOS LOTAR O CASTELÃO! 🦁
⚽ Marinho#FortalezaEC #Sudamericana pic.twitter.com/3lspSW8Ydg
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) August 14, 2024
O jogou começou de uma forma frenética. Logo no segundo minuto, o Fortaleza teve uma perto da área e, na cobrança, Marinho resolveu arriscar direto para o gol. O chute enganou todo mundo, inclusive o goleiro, e o encobriu.
O Rosario não sentiu o gol e logo se lançou para o ataque. Aos 7 minutos, em uma cobrança de escanteio para a área, o zagueiro Mallo cabeceou em direção ao gol e Sández estava no lugar certo para empurrar a bola e empatar o jogo. Um minuto depois, os argentinos quase viraram o jogo, mas o chute de Lovera passou muito perto da trave de João Ricardo.
Depois calor inicial, as equipes se acalmaram e as chances ficaram mais escassas. Mas não significa que elas abdicaram do gol. Aos 15 minutos, a bola sobrou para Pedro Augusto na entrada da área. Ele mandou uma bomba e a bola foi no travessão. O Rosario também se mostrou muito ofensivo, e quase virou quando Copetti cabeceou em direção ao gol, a bola acabou desviando no defensor do Fortaleza e quase enganou João Ricardo, mas o goleiro, com as pontas dos dedos, espalmou para escanteio.
Na reta final da etapa, o jogo ficou mais truncado e as faltas e cartões começaram a permear o campo. O árbitro venezuelano Alexis Herrera advertiu cinco jogadores com o cartão amarelo, três do Fortaleza e dois do Central.
O segundo tempo não foi de muitas emoções. As equipes ainda começaram com um certo ímpeto de tomar a vantagem, mas com cada minuto que passava, o Fortaleza se contentava com o empate para decidir tudo no Castelão. Enquanto isso, o Central ficava cada vez mais ofensivo, mas sem criar nenhuma chance contundente. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Rosario Central 52,65% x 47,35% Fortaleza
- Finalizações (certas): Rosario Central 11 (5); Fortaleza 9 (4)
- Faltas cometidas: Rosario Central 16 x 11 Fortaleza
- Passes certos: Rosario Central 281 (87%); Fortaleza 227 (83,5%)
A partida de volta ocorrerá na próxima quarta-feira (21), na Arena Castelão, e o Leão só precisa de uma vitória simples para avançar às quartas. Mas, antes disso, o clube tem o compromisso do Brasileirão contra o RB Bragantino.