Na última quarta-feira, 14, o Botafogo venceu o Palmeiras, pelo placar de 2 a 1, e deu um passo importante para avançar às quartas de final da Libertadores. Nas arquibancadas do Nilton Santos, um torcedor do Glorioso fez gestos racistas em direção aos torcedores palmeirenses e o problema foi reportado pelo clube paulista.
Nesta quinta-feira,15, um dia após o jogo, o Botafogo emitiu um comunicado oficial sobre o assunto e confirmou que o torcedor foi banido de acompanhar a equipe. Além disso, o Glorioso deixou claro que está informando as autoridades policiais com todos os recursos que têm para a identificação.
“Racismo é crime — e um crime sem perdão. O Botafogo está comprometido em combater de forma ativa este mal e não medirá esforços para garantir que tais atos não tenham lugar no esporte e na sociedade como um todo. O futebol tem um papel muito importante na construção social e influencia a vida de muita gente. Que os outros Clubes e entidades esportivas sigam o mesmo caminho e que esta mensagem de conscientização surta efeito”, constou a nota publicada pelo Botafogo.