Nesta terça-feira (13), o Grêmio recebeu, no Couto Pereira, O Fluminense pela partida de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores 2024. Os clubes, que passam por maus bocados no Brasileirão, deixaram tudo para trás e fizeram ótimos noventa minutos para abrir a rodada do futebol sul-americano.
GANHAMOS! #Grêmio 2×1 Fluminense
Começamos as oitavas de final da #Libertadores2024 na frente! Com dois gols de Reinaldo, vencemos a equipe do Fluminense no Couto Pereira. VAMOOOOOOOSSS!!!!
🏆🏆🏆🇪🇪 #GRExFLU #CadaJogoUmaCopa pic.twitter.com/w3ljT7mQLC— Grêmio FBPA (@Gremio) August 13, 2024
Apesar de terminar 0x0, o primeiro tempo foi muito movimentado. Na primeira metade, o Flu dominava a posse de bola e propunha a maioria das ações. O Tricolor carioca até conseguiu algumas finalizações, mas nada que levava perigo ao gol de Marchesín. A grande chance do Fluminense aconteceu aos 23 minutos quando, em uma cobrança de falta ensaiada, Samuel Xavier cobrou rasteiro e deixou Jhon Arias livre na faixa direita da área. O atacante finalizou e a bola chegou a passar pelo goleiro, mas Rodrigo Ely, debaixo das traves, deu um chutão para salvar o Grêmio.
Este lance seria o choque que o Tricolor gaúcho precisava e a tônica do jogo trocou, agora com os mandantes se impondo no ataque. Logo aos 27 minutos, Yeferson Soteldo fez boa jogada e achou Pavón em boa posição na entrada da área. O camisa 21 arriscou, mas a bola passou um pouco acima do gol. Depois disso, os clubes começaram a disputar muito a bola no meio-campo e o Grêmio levava a melhor. O clube ainda chegou a levar perigo ao gol de Fabio com Soteldo e Dodi, mas o goleiro foi seguro em suas defesas.
Já no segundo tempo, o Grêmio voltou com mais autoridade mas, quando os mandantes controlavam o jogo, o toque de genialidade de PH Ganso fez diferença e o camisa 10 deu um belo cruzamento para Lima, que acabara de entrar, bater com segurança e abrir o placar.
Depois do gol, a pressão gremista acentuou e o gol de empate quase saiu dos pés de Villasanti, mas o chute do paraguaio passou raspando a trave fluminense. O Flu também respondeu e quase chegou ao segundo. Lima arriscou de fora da área e obrigou Marchesín a fazer uma boa defesa. Aos 25 minutos, porém, começaria a remontada gremista. Soteldo se aproximou da área e deferiu um cruzamento. No caminho, a bola bateu no braço de Esquerdinha e o juiz, sem dúvidas nenhumas, apontou à marca da cal. Depois de muita reclamação do Fluminense, Reinaldo se preparou para cobrar. O lateral-esquerdo chutou com tudo no ângulo de Fabio, reforçando ser um dos jogadores mais eficientes neste fundamento.
Mas a noite de Reinaldo não estava concluída, e o atleta aproveitou uma falta sofrida por Soteldo três minutos depois para consumar a virada. Resta a dúvida de se o lateral quis cruzar a bola ou chutar direto, mas ela passou pela área sem nenhum desvio e pegou o goleiro Fabio no contrapé. Mais tarde, o Grêmio teria um revés, após o juiz constatar uma agressão de Rodrigo Ely em Ganso e expulsá-lo. Com um a mais, o Flu foi para cima com tudo para assegurar pelo menos o empate, mas não conseguiu criar mais nada. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Grêmio 42,8% x 57,2% Fluminense
- Finalizações (certas): Grêmio 9 (4); Fluminense 12 (5)
- Faltas cometidas: Grêmio 8 x 4 Fluminense
- Passes certos (%): Grêmio 305 (88,7%); Fluminense 465 (95,3%)
A partida de volta será na próxima terça-feira (20), no Maracanã, e o Tricolor gaúcho leva a vantagem de poder empatar e seguir adiante na competição. Mas, antes disso, os clubes terão seus compromissos pelo Brasileirão no final de semana, o Grêmio contra o Bahia e o Fluminense contra o Corinthians.