Bebeto, foi ídolo da seleção brasileira e de times como Flamengo, Vasco e do Deportivo La Coruña, que retornou à LALIGA HYPERMOTION (segunda divisão espanhola) após cinco anos. O jogador histórico fez parte do time entre 1992 e 1996 e, durante sua estadia, fez mais de 100 jogos na LALIGA e dezenas de gols, sendo peça fundamental nos títulos que conquistou.
Ida para a Europa
No entanto, sua ida para a Europa não foi uma tarefa fácil. Bebeto precisou ser convencido por amigos próximos e sua família a sair do calor carioca para o frio espanhol. “Os jogadores mais próximos de mim, como Zico e Roberto, e a minha esposa me convenceram que seria uma boa escolha mudar de país e passar por essa experiência totalmente nova na minha carreira. Mesmo com dúvidas, fui lá e aproveitei o máximo que pude com o Mauro Silva e o resto do elenco. Nós conseguimos unir a equipe e dar o apoio que precisavam para subirem na tabela”, conta Bebeto.
LALIGA
Sempre composta com excelentes equipes como Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid, Real Betis e muitas outras, Bebeto chegou à LALIGA na temporada 1992-93. No ano seguinte, a parceria com Mauro Silva e Fran fez o Deportivo La Coruña chegar ao vice-campeonato, melhor posição do time até então.
Por conta dos gols, jogos e títulos conquistados, os brasileiros conquistaram o respeito e carinho dos torcedores. “Minha relação com os torcedores sempre foi de muito carinho, e eles sempre deixaram isso muito claro. Nos dias de jogos, a multidão gritava meu nome. Na rua onde eu morava, sempre havia uma parte da torcida que passava e me reverenciava. Quando anunciei que estava deixando o clube, muitos me encontravam e imploravam para que eu ficasse pelo resto da minha carreira por lá”, relembra o tetracampeão do mundo.
Ao ser questionado sobre a diferença da LALIGA para outros campeonatos nacionais ao redor do mundo, Bebeto respondeu que a qualidade técnica era seu diferencial. Para ele, os espanhóis têm o melhor campeonato do mundo. “Falar sobre essa época é algo muito forte e profundo para mim; é, e sempre será, o melhor campeonato do mundo”.
Último jogo pelo Deportivo La Coruña
O último jogo de Bebeto foi contra o Barcelona. O jogador contou que esse foi um dos dias mais emocionantes de sua carreira. “Foi um dos dias mais marcantes da minha vida. Nunca me senti tão amado no futebol como naquele momento. Os torcedores levaram cartazes com meu nome e eu também estava vestindo uma camisa personalizada por baixo da do clube, que tinha um desenho de despedida feito por mim. Eles imploravam para que eu ficasse na Espanha e continuasse jogando pelo clube”, disse Bebeto.
Seu vínculo com a Espanha jamais acabou, muito menos com a LALIGA. Sempre que vai ao país, torcedores de todos os clubes o param e recordam dos seus anos no La Coruña, deixando claro que o tetracampeão mundial sempre será um de seus maiores ídolos. “Isso me emociona muito, pois me apeguei muito à torcida, que sempre foi muito receptiva e amorosa”, concluiu.
Já que é início de temporada, essa dupla caberia no time de vocês? 😂#bebeto #romario #gol #futebol #rio #rj #brasil #ataque pic.twitter.com/v6U7Ab9rMh
— Bebeto (@bebeto7) January 6, 2022