LALIGA e o Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migração irão firmar um novo acordo de parceria com o objetivo de combater o racismo no esporte, promover a inclusão e gerar debates para erradicar comportamentos discriminatórios no esporte. A parceria inclui a transferência do M.O.O.D, a ferramenta da LALIGA para monitorar ódio e racismo nas redes sociais, para o sistema do Governo a partir do início da próxima temporada.
Este anúncio foi feito pela Ministra da Inclusão, Elma Saiz, e pelo Presidente da LALIGA, Javier Tebas, em um evento onde avaliaram os resultados da campanha de conscientização para combater o racismo: “Vamos ganhar este jogo” (We are going to win this match). A ferramenta otimizará a estratégia de monitoramento já em vigor no Observatório Espanhol de Racismo e Xenofobia (OBERAXE).
Una temporada histórica. 👏
Os 10 melhores gols marcados pelo @GironaFC na #LALIGAEASPORTS! ❤️#LALIGAHighlights pic.twitter.com/GIgumBa9C9
— LALIGA (@LaLigaBRA) June 28, 2024
Como parte do acordo entre o Ministério e a LALIGA, além de compartilhar a ferramenta para ajudar a prevenir e enfrentar casos de violência, com foco específico no racismo e na xenofobia, também serão desenvolvidas campanhas publicitárias e iniciativas educativas, incluindo uma ativação sobre racismo no futebol de base, além de diversas colaborações pontuais com a FUNDACIÓN LALIGA.
O presidente da LALIGA, Javier Tebas, explicou a importância de continuar combatendo o racismo: “Na LALIGA, estamos lutando contra o racismo há anos e participar de projetos como este do Governo, trabalhar com o setor privado e público, apenas valida todo o esforço investido até agora. Estamos convencidos de que este acordo significará um ponto de virada na luta contra a violência e o ódio“.
A campanha “Vamos ganhar este jogo” (We are going to win this match), que durou quatro semanas, teve como objetivo promover a inclusão e gerar debates sobre como erradicar comportamentos discriminatórios, frequentemente incentivados pelo discurso de ódio, no âmbito esportivo. Esta foi a primeira ação conjunta entre a LALIGA e o Ministério e faz parte de uma colaboração mais ampla que deverá ser formalizada em um acordo assinado por ambas as partes no início da temporada 2024-2025.