Após ser demitido da Roma, José Mourinho ficou um período desempregado e, mesmo com algumas propostas do futebol saudita, decidiu esperar o momento certo para voltar a trabalhar na Europa. Sendo assim, na preparação para essa temporada, o português foi contratado pelo turco Fenerbahçe, mas já acabou tendo uma decepção no início da sua trajetória.
Na última temporada, o Fener fez uma grande campanha no Campeonato Turco, mas não conseguiu superar o Galatasaray, que ficou com o título nacional e a vaga direta na Champions League. Com isso, o clube teve que jogar a fase classificatória da competição continental para tentar uma vaga na nova fase de grupos do torneio.
Teknik Direktörümüz Jose Mourinho, maç sonu açıklamalarda bulundu
🔗 https://t.co/Vd8OXkoMUO pic.twitter.com/saJWBdIyCb
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) August 13, 2024
Sob o comando de Mourinho, o Fenerbahçe passou tranquilo da primeira fase, em duelos contra o Lugano, da Suíça. Com duas vitórias, a equipe turca avançou à última fase da qualificação, na qual teria que bater o Lille, da França, para se garantir na chave principal da Champions League.
Na França, com um gol já nos acréscimos, os turcos foram derrotados por 2 a 1. Assim, o time tinha que buscar uma vitória dentro de casa para continuar com o sonho da Champions League vivo. Em Istambul, o Fenerbahçe enfrentou um jogo tenso, mas, com um gol contra nos últimos minutos, conseguiu levar a partida para a prorrogação.
No tempo extra, a tendência era o clube turco crescer e buscar confirmar a vitória, ou pelo menos chegar com o moral elevado para a disputa de pênaltis. No entanto, faltando menos de cinco minutos para o apito final, o Lille teve uma penalidade assinalada a seu favor e o canadense Jonathan David não desperdiçou a cobrança. A vantagem no placar agregado favoreceu os franceses, que despacharam o time treinador por José Mourinho.