Damián Suárez, lateral-direito experiente que passou grande parte da carreira na Espanha, tentou forçar sua saída do Botafogo para assinar com o Peñarol, do Uruguai. Porém, os esforços não foram suficientes, mas, mesmo sem acordo com o clube uruguaio, o jogador foi informado que não está mais nos planos do Fogão.
De acordo com o ‘GE’, Artur Jorge não gostou da posição do lateral ao buscar um acordo com o Peñarol. Mesmo com contrato válido com o Botafogo, a tendência é que o uruguaio não vista mais a camisa alvinegra. O comandante português teve uma conversa em particular e disse, pessoalmente, que não conta mais com os serviços do atleta.
A negociação com o Peñarol aconteceu de forma direta, já que o clube abordou o uruguaio sem intermediação dos brasileiros. Assim, Suárez entrou em contato com a diretoria do Botafogo e pediu liberação, alegando alguns problemas familiares. No entanto, os dirigentes cariocas ficaram sabendo do acordo dele com a outra equipe e não aprovaram essa atitude.
O Botafogo endureceu a liberação, pedindo ao clube uruguaio que pagasse pela saída do jogador. No entanto, o Peñarol não quis dar sequência no negócio, pois o Fogão já havia o inscrito nas oitavas de final da Libertadores e, segundo o regulamento da competição, ele não pode mais entrar em campo por outra equipe que não seja o time carioca.
Fora dos planos de Artur Jorge, Damián Suárez irá aguardar por alguma proposta que agrade ao Botafogo e possa facilitar sua saída. De modo contrário, o lateral-direito, com contrato válido até o final de 2025, irá treinar em horários alternativos, afastado dos demais jogadores.