Juan Pablo Montoya, Ex-piloto da categoria, criticou publicamente Max Verstappen pelas constantes reclamações sobre o novo regulamento da F1 e chegou a sugerir punições ao tricampeão mundial. Durante participação no podcast Chequered Flag, da BBC, o colombiano afirmou que o piloto da Red Bull Racing ultrapassou os limites ao comparar os carros da categoria ao jogo “Mario Kart”.
“Tem que respeitar o esporte”, disparou Montoya ao comentar as declarações recentes do holandês. O ex-piloto ainda sugeriu que a FIA adicione pontos na superlicença de Verstappen pelas críticas públicas. Segundo ele, uma eventual suspensão poderia mudar o comportamento dos pilotos.
“Suspendam ele. Coloquem sete ou oito pontos na licença. Qualquer coisa depois disso e ele fica fora de uma corrida”,afirmou. Montoya destacou que não é contra opiniões dos pilotos, mas acredita que existe um limite na forma como as críticas são feitas à categoria.
Ver essa foto no Instagram
As falas aumentam ainda mais a tensão envolvendo Verstappen e a FIA nesta temporada. O holandês é um dos principais críticos do novo sistema de gerenciamento de energia dos carros de 2026 e já classificou as corridas como “anticorrida”.
Além disso, o piloto afirmou recentemente que quem gosta do atual modelo “não entende de automobilismo”. Internamente, Verstappen também avalia a possibilidade de deixar a Fórmula 1 ao fim da temporada. Atualmente, o piloto possui apenas três pontos na superlicença. Pela regra da FIA, um competidor é suspenso automaticamente ao atingir 12 pontos em um período de um ano.
