Liam Lawson e Yuki Tsunoda vivem momentos opostos na Fórmula 1. Companheiros de equipe na Racing Bulls em parte das temporadas de 2023 e 2024, os pilotos disputaram o assento na Red Bull após a saída de Sergio Pérez, com o neozelandês sendo o escolhido para ser companheiro de Max Verstappen.
No entanto, a temporada começou e, enquanto Tsunoda conquista ótimos resultados na equipe satélite, Lawson teve um início difícil na equipe principal, sem conseguir pontuar nas duas etapas disputadas. Diante disso, a Red Bull já começa a questionar se tomou a decisão correta e, segundo rumores, uma troca entre os pilotos pode acontecer já para o GP do Japão.
Nesse cenário, o SportBuzz traz uma análise sobre os dois pilotos, especialmente durante o período em que foram companheiros de equipe e competiram com o mesmo carro. Confira os detalhes!
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Yuki Tsunoda
Tsunoda conta com o apoio da Honda e, graças à parceria entre a montadora e a equipe taurina, a Red Bull o lançou na sua equipe satélite, então chamada AlphaTauri, em 2021. Dessa forma, mesmo em momentos difíceis, o apoio da empresa japonesa garantia sua permanência no assento. Assim, seja pelos maus resultados na F1 ou seu histórico na base, a verdade é que ele nunca foi seriamente considerado como uma opção para a equipe principal.
No entanto, ao longo dos anos, Tsunoda passou de um piloto questionado a um competidor sólido. Ele melhorou seu desempenho e, por mais que a Red Bull tentasse ignorá-lo, tornou-se um forte concorrente para a vaga de companheiro de Max Verstappen, superando Daniel Ricciardo e Nyck de Vries na AlphaTauri.
Ao todo, o japonês está em sua quinta temporada na Fórmula 1, com 89 GPs disputados. Seu melhor resultado em corrida foi um terceiro lugar em Abu Dhabi, em 2021, enquanto, em classificações, sua melhor posição foi um terceiro lugar em Interlagos, em 2024. No total, ele acumulou 94 pontos na categoria. Sua melhor colocação no campeonato de pilotos foi o 12º lugar no ano passado, a sua posição média de largada é 12,84 e a posição média de chegada 12,32.
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Liam Lawson
Apesar de a Fórmula 1 não o considerar oficialmente um novato, na prática, Liam Lawson é um rookie. Ele chegou à temporada de 2025 com apenas 11 corridas disputadas na categoria – menos da metade de uma temporada completa –, diluídas em dois anos. Ao todo, marcou seis pontos, tendo como melhor posição em classificação um quinto lugar em Interlagos no ano passado. Seu melhor resultado em corrida foram os nonos lugares conquistados em São Paulo, Austin e Singapura.
O neozelandês entrou na F1 substituindo Daniel Ricciardo, que sofreu um acidente no segundo treino livre do GP dos Países Baixos e lesionou a mão. Lawson foi chamado às pressas para assumir o carro e fez sua estreia naquela mesma etapa, terminando a corrida à frente de Tsunoda.
Ao todo, em 2023, disputou cinco corridas até o retorno do australiano e impressionou, pontuando e superando seu então experiente companheiro de equipe em posição de chegada, terminando à frente do japonês em quatro das cinco provas. No entanto, em classificação, Tsunoda levou a melhor, superando Lawson em quatro oportunidades. Ainda assim, o desempenho do neozelandês chamou a atenção, gerando pressão sobre Ricciardo.
Dessa forma, na reta final da temporada de 2024, Ricciardo foi substituído por Lawson. Os taurinos já cogitavam promover o neozelandês para o lugar de Sergio Pérez, e foi exatamente isso que aconteceu ao fim do ano. A posição média de largada dele é 14,31 e a posição média de chegada 12,83.
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Cara a cara: Tsunoda x Lawson
Os pilotos foram companheiros de equipe em 11 GPs, cinco vezes em 2023 e seis em 2024. No geral, Tsunoda superou Lawson com ampla vantagem nas classificações (10 x 1), com o neozelandês ficando à frente apenas em Singapura, em 2023. No entanto, em corrida, Lawson levou a melhor, embora em uma disputa equilibrada (6 x 5).
Já em 2024, Tsunoda dominou o confronto direto em ambos os critérios: 6 a 0 nas classificações e 4 a 2 em corridas.