Lando Norris, da McLaren, aproveitou o media day do GP da China para falar sobre diversos assuntos. Entre eles a diferença notável entre os papayas e a Ferrari, que terminou com seus pilotos na oitava e décima posição. No entanto, o britânico não acredita que a diferença das equipes seja tão grande:
“A diferença na classificação nos surpreendeu um pouco. Nosso objetivo era estar na pole, e esperávamos ser os mais rápidos, mas também esperávamos que a Ferrari fosse bem mais rápida do que foram. No final, eles estavam 0s7 ou 0s8 atrás? Eles não estão tão longe assim, de forma alguma”, afirmou.
Além disso, o piloto também ressaltou que durante o fim de semana, a Ferrari chegou a ser mais rápida que a McLaren: “Se olharmos para TL1, TL2, TL3, o ritmo deles em nenhum momento pareceu tão atrás. As simulações de corrida da Ferrari na sexta-feira estavam muito mais próximas das nossas do que qualquer outra equipe. Na verdade, acho que o ritmo de corrida da Ferrari na sexta-feira era, talvez, até melhor que o nosso. Então ficamos surpresos.”
Ver essa foto no Instagram
Norris fala sobre as mudanças nas asas traseiras
Lando também falou sobre as novas diretrizes da FIA sobre as asas flexíveis. O piloto afirmou que as mudança das regras não afetaram em nada a McLaren, já que suas peças já estavam dentro dos padrões:
“Não precisamos mudar nada. A nossa [asa traseira] está ok. Na verdade, a nossa provavelmente é boa demais e não estamos testando os limites o bastante. Se esta diretriz técnica fosse aplicada no último fim de semana, também estaríamos bem. Não é direcionada a nós, parece que é direcionada a outras equipes, o que significa que vamos ter de forçar um pouco mais”, declarou.
Norris também fez declarações sobre a batalha com Max nas últimas voltas em Melbourne
Norris afirmou que sabia que Verstappen chegaria nas voltas finais: “Eu sabia que ia sofrer um pouco, porque calcei os intermediários duas voltas antes de Max e forcei com a pista ainda seca. Até os trechos de alta velocidade estavam secos. Então, meio que destruí um pouco meus pneus”
Além disso, ele admitiu que um erro acelerou ainda mais a disputa pela vitória: “Sabia que Max seria mais rápido naquelas últimas voltas e que ele arriscaria mais, pois estava no final. Eu cometi um erro na curva 6, simplesmente coloquei uma roda na brita e perdi um pouco da pilotagem e do impulso. Max conseguiu entrar na zona do DRS, e a asa realmente o ajudou a ficar por ali”
Lando também ressaltou quanto é difícil e estressante esse momentos de disputa, mas que evoluiu muito durante a última temporada: “É difícil, porque não é só a pressão dele ali. É a pressão de saber que, se colocar uma roda muito perto da linha branca, estou fora. Se encostar na zebra da curva 6 de forma errada, estou fora. Se acertar a brita, ele passa. Muitas coisas pequenas podem dar errado”
“Nunca tinha liderado uma corrida com cinco voltas para o fim e tendo Max atrás, tentando me pressionar nessas condições. Talvez ele tenha passado por isso algumas vezes, correu muito contra Lewis [Hamilton] e consegue lidar melhor com isso do que eu. Para mim, foi a primeira vez. Era sobre saber como eu lidaria ao chegar lá. Estou feliz, mantive a calma e encarei. É algo que melhorei desde o ano passado”, concluiu Norris.