Lewis Hamilton, ao fazer sua estreia pela Ferrari no GP da Austrália de F1, enfrentou um início de temporada desafiador. Largando da oitava posição, o piloto britânico encontrou dificuldades para manter um ritmo competitivo durante a corrida. A estratégia da equipe também não colaborou, especialmente com as condições climáticas adversas, resultando em um décimo lugar e apenas um ponto conquistado.
O fim de semana já indicava dificuldades para Hamilton, que não conseguiu superar a oitava colocação na classificação, enquanto Lando Norris garantiu a pole position. Durante a corrida, o britânico ficou preso atrás da Williams de Alexander Albon, sem ritmo suficiente para avançar, enquanto seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, conseguiu subir de sétimo para quinto lugar.
Como a chuva impactou a estratégia de Hamilton?
A corrida apresentou uma oportunidade quando a chuva retornou na volta 44. No entanto, a Ferrari demorou a chamar Hamilton para trocar os pneus duros pelos intermediários, fazendo a troca apenas na volta 48, após Norris e Max Verstappen já terem feito suas paradas. Essa decisão tardia comprometeu ainda mais a performance de Lewis na prova australiana.
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Hamilton expressou sua frustração pelo rádio, mencionando que a equipe havia subestimado a intensidade da chuva. O engenheiro Riccardo Adami justificou que a previsão era de uma chuva breve, mas a realidade se mostrou diferente, prejudicando a estratégia da equipe. “Você tinha dito que não choveria tanto. Perdemos uma grande oportunidade aqui…”, disse o piloto no rádio com a Ferrari.
Apesar das dificuldades, Hamilton destacou a importância de se adaptar ao novo carro, à unidade de potência e às diferentes configurações de direção. Ele chegou a liderar brevemente o GP da Austrália, mas a falta de informações precisas sobre a chuva afetou seu desempenho final. No fim, Lewis foi ultrapassado por Oscar Piastri, terminando em décimo lugar.
“Foi muito complicado, e foi muito pior do que eu pensava que seria. E o carro foi muito difícil de dirigir hoje. Estou grato por ter pelo menos conseguido manter o carro longe do muro, porque é para onde ele queria ir pela maior parte do tempo. Nós tentamos, mas a informação que eu tive foi de que seria uma chuva curta, bem rápida“, explicou Hamilton em entrevista à “Sky Sports F1”.