Kimi Antonelli é uma das grandes promessas para a F1 2025. O jovem italiano, desenvolvido pela Mercedes, assumirá um assento na equipe após a saída de Lewis Hamilton, que defenderá a Ferrari. Apesar da aparente pressão, a equipe alemã prefere criar um ambiente propício a erros e aprendizados.
“Se você espera que ele [Antonelli] esteja na pole position em Melbourne, vença a corrida e concorra imediatamente ao campeonato, então o risco é alto porque isso não acontecerá”, explicou Toto Wolff, chefe da Mercedes, em fala ao ‘Auto Motor und Sport’. “Se levarmos em conta que ele tem apenas 18 anos, é muito talentoso, mas precisa crescer e cometer erros primeiro, o risco é menor”.
Como os adversários enxergam Kimi na Mercedes?
Rivais no grid também entendem a delicadeza do cenário. Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, admitiu que vê a situação com ressalvas. Porém, ele também pontuou que o início da trajetória do tetracampeão Max Verstappen se assemelhava a de Kimi, o que pode representar uma grande esperança para a Mercedes.
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“Antonelli é um risco, mas nós também assumimos esse risco com Verstappen. Ele também era muito jovem quando entrou na Fórmula 1”. Ainda assim, Marko destacou algumas diferenças. “Max não estava em uma equipe de ponta, então a pressão era menor”, disse em referência à então equipe júnior da Red Bull, Toro Rosso (atual Racing Bulls).
Carreira de vencedor
O desempenho de Kimi na última temporada da Fórmula 2 e a postura excessivamente “apressada” no último TL1 de Monza da F1 (quando guiou um carro da categoria em público pela primeira vez) levantou dúvidas a respeito de suas capacidades para conduzir a Mercedes. Contudo, seu retrospecto total nas categorias de base é impecável e mostra a que veio na elite do automobilismo em 2025.
Além de ter dominado o kart, Antonelli faturou os títulos alemão e italiano da F4, em 2022. No ano seguinte, ele conquistou a FRECA, na Europa, e a Fórmula Regional do Oriente Médio. Com a performance notável, a Mercedes, com quem Kimi tem uma parceria desde 2019, decidiu promovê-lo diretamente à F2, onde venceu duas corridas e terminou em sexto na classificação geral; circunstâncias atenuantes e vários acidentes prejudicaram sua posição.