Nesta sexta-feira, 13, completam 15 anos da última vez que o hino brasileiro foi entoado na Fórmula 1. Após um período de glórias, o automobilismo nacional deixou de figurar na principal categoria mundial e ficou em segundo plano. Porém, no dia 13 de setembro de 2009, Rubens Barrichello colocou a bandeira do Brasil no topo pela última vez.
A última vitória brasileira na Fórmula 1 veio justamente em uma prova muito condecorada, um circuito icônico que muitos consideram ser uma das casas da Fórmula 1. No GP da Itália, disputado em Monza, Rubens Barrichello se sobressaiu e subiu no degrau mais alto do pódio, representando o Brasil e a Brawn GP.
Ver essa foto no Instagram
Como foi o último triunfo brasileiro na Fórmula 1?
A Brawn GP foi uma equipe fundada no mesmo ano de 2009, na Inglaterra, com o intuito de disputar aquela temporada da Fórmula 1. Logo em sua estreia, o time contratou uma dupla forte para brigar sempre na parte de cima do grid, montando uma parceria entre Rubens Barrichello e Jenson Button. O início foi mais promissor para o britânico, que venceu seis das primeiras sete corridas.
Apesar do brilho do seu companheiro, que posteriormente se sagrou campeão da Fórmula 1, Barrichello vinha construindo alguns bons resultados, mas com certas frustrações ao longo do caminho. Foi assim que o brasileiro chegou para o GP de Monza, largando na quinta colocação, enquanto o jovem e atual campeão mundial Lewis Hamilton ficava com a pole position.
Com uma apresentação impecável, Rubinho escalou o grid e passou a liderar a corrida. Após um início de temporada quase que imparável de Button, o brasileiro ditou o ritmo da prova e terminou quase três segundos na frente do britânico, promovendo uma dobradinha da Brawn. A terceira da equipe na temporada, mas a primeira com Barrichello no topo. Kimi Räikkönen, da Ferrari, fechou o pódio.