Neymar foi protagonista na derrota por 1 a 0 do Santos para o Botafogo. Positivamente, pela boa atuação na primeira etapa; e negativamente, pela expulsão que acabou sendo determinante no resultado final. Essa não foi a primeira vez que o camisa 10 deixou o campo mais cedo por conta de um cartão vermelho. Muito pelo contrário: trata-se da 13ª expulsão da carreira do craque, sendo a sétima por acúmulo de dois cartões amarelos.
Dessa forma, o SporBuzz relembra as outras 12 expulsões de Neymar Jr: seis pelo Santos, quatro pelo PSG, uma pelo Barcelona e uma pela Seleção Brasileira.
1. Santos 3 x 4 Palmeiras (2010)
A primeira expulsão de Neymar aconteceu ainda com a camisa 17. Assim, após marcar um gol no Clássico da Saudade, o atacante deu um carrinho violento em Pierre e recebeu cartão vermelho direto. O Peixe havia acabado de empatar em 3 a 3 e buscava a virada, mas, com um a menos, perdeu o ritmo e sofreu o gol de Robert, sendo derrotado no Paulistão.
Ver essa foto no Instagram
2. Santos 3 x 2 Colo-Colo (2011)
Uma das expulsões mais icônicas do craque. Neymar marcou um golaço, driblando dois adversários e encobrindo o goleiro: 3 a 0. Na comemoração, colocou uma máscara com seu rosto, distribuída no estádio. O árbitro não gostou e aplicou o segundo amarelo — o primeiro havia sido por falta no primeiro tempo. A expulsão reacendeu o Colo-Colo, que diminuiu para 3 a 2, mas a reação parou por aí.
3. Atlético-MG 2 x 1 Santos (2011)
Na Arena do Jacaré, o Galo lutava contra o rebaixamento e enfrentava um Santos reforçado por Neymar, recém-chegado de um amistoso da Seleção. O Atlético já vencia por 2 a 1 e tinha um jogador a mais após a expulsão de Crystian. Aos 38 do segundo tempo, Neymar sofreu um desarme, reclamou com o árbitro, levou amarelo e, por continuar reclamando, recebeu o segundo e foi expulso.
4. Grêmio 1 x 1 Santos (2012)
O Santos perdia por 1 a 0 quando Neymar levou amarelo por reclamação aos cinco minutos do segundo tempo. Um minuto depois, pisou em Pará, que estava caído, e recebeu o segundo amarelo. Mesmo com um a menos, o Peixe arrancou o empate com um gol olímpico de Bruno Rodrigo.
5. Ponte Preta 3 x 1 Santos (2013)
No Moisés Lucarelli, pelo Paulistão, o Santos perdia por 1 a 0, Neymar se envolveu em uma confusão com o lateral-direito Artur. Ambos foram expulsos. A Macaca, em 10 contra 10, ampliou o placar duas vezes, enquanto André descontou para o Peixe.
6. Brasil 0 x 1 Colômbia (2015)
Pela fase de grupos da Copa América, Neymar teve atuação ruim e ficou descontrolado emocionalmente. Já suspenso do próximo jogo por um amarelo no primeiro tempo (por tocar a mão na bola), o camisa 10 acertou uma bolada em Armero após o apito final e, em seguida, deu uma cabeçada em Murillo. Também recebeu um empurrão de Bacca, que foi igualmente expulso.
7. Málaga 2 x 0 Barcelona (2017)
A primeira e única expulsão de Neymar com a camisa do Barcelona. No primeiro tempo, foi advertido por amarrar as chuteiras na frente da bola antes de uma cobrança de falta do Málaga. No segundo tempo, fez falta dura em Llorente e recebeu o segundo amarelo. O Barcelona perdeu por 2 a 0.
8. Olympique de Marselha 2 x 2 PSG (2017)
No clássico no Velódrome, Neymar marcou um gol, mas foi expulso aos 39 minutos do segundo tempo. Após sofrer falta de Ocampos, reclamou com veemência, levou amarelo e, na sequência, empurrou o adversário. Levou o segundo cartão e deixou o time com um a menos. Ainda assim, o PSG empatou nos acréscimos.
9. PSG 4 x 3 Bordeaux (2020)
Aos 41 minutos do primeiro tempo, Neymar levou amarelo por reclamação. Aos 47 da segunda etapa, fez uma falta dura em Adli e recebeu o segundo cartão. No entanto, o PSG já vencia a partida e conseguiu manter o resultado.
10. PSG 0 x 1 Olympique de Marselha (2020)
Nos acréscimos do segundo tempo, Neymar deu um tapa na cabeça de Álvaro González durante uma confusão generalizada. Dessa forma, foi expulso após o VAR identificar a agressão. Ao sair de campo, acusou o espanhol de racismo.
11. PSG 0 x 1 Lille (2021)
Com o placar já favorável ao Lille, Neymar se desentendeu com André no meio-campo e levou amarelo por colocar a mão no rosto do adversário. Minutos depois, empurrou Djaló fora de campo e foi expulso com o segundo amarelo. Do mesmo modo, Djaló também foi para o vestiário mais cedo.
12. PSG 2 x 1 Strasbourg (2022)
Com o jogo empatado em 1 a 1, Neymar recebeu dois amarelos em menos de dois minutos: primeiro, por atingir o rosto de um adversário ao revidar uma jogada; depois, por simular um pênalti. Porém, mesmo com um a menos, o PSG venceu com gol de Mbappé nos acréscimos.





