Nesta quinta-feira, 20, João Fonseca vai fazer sua estreia no Miami Open, não antes das 20h (horário de Brasília). O adversário do carioca, de 18 anos, será outra grande promessa do tênis mundial: Learner Tien (66º), de 19 anos. Para quem quiser assistir o duelo ao vivo, ESPN 2 e Disney+ vão ser os responsáveis pela transmissão.
Eles já protagonizaram algumas batalhas acirradas. Foi contra o estadunidense que João conquistou o título do US Open juvenil em 2023. Além disso, os dois se enfrentaram duas vezes no Next Gen Finals, na Arábia Saudita, em dezembro de 2024, com o brasileiro levando a melhor em ambas as ocasiões, incluindo a grande final.
Após conquistar o título do Challenger de Phoenix, no Arizona, e alcançar o melhor ranking da carreira – a 60ª posição – João Fonseca está pronto para sua estreia no Masters 1000 de Miami.
Ver essa foto no Instagram
Retrospecto de Learner Tien, adversário de João Fonseca em Miami
No entanto, em 2025, Tien vem conquistando bons resultados. No Australian Open, ele superou o qualifying e chegou às oitavas de final, sendo derrotado, curiosamente, pelo mesmo adversário que eliminou Fonseca na segunda rodada: o italiano Lorenzo Sonego. Já no ATP de Acapulco, o jovem estadunidense surpreendeu ao eliminar o número 2 do mundo, Alexander Zverev, nas oitavas de final, mas caiu na fase seguinte para Tomáš Macháč, que conquistou o título.
Considerando apenas torneios da ATP, Grand Slams e Masters 1000, até o momento, Tien soma seis vitórias e cinco derrotas na temporada. Por sua vez, Fonseca tem sete triunfos e quatro derrotas. Em Indian Wells, Tien foi eliminado na estreia pelo argentino Mariano Navone. Já Fonseca avançou até a segunda rodada, sendo derrotado pelo britânico Jack Draper, que viria a vencer o torneio.
Dessa forma, se vencer Tien, João Fonseca enfrentará na segunda rodada o francês Ugo Humbert (20º), seu adversário na Copa Davis no mês passado. Na ocasião, o brasileiro foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3.
Fonseca busca sua primeira participação na terceira rodada de um Masters 1000. Este será apenas seu terceiro torneio desse nível. Sua estreia aconteceu no ano passado, em Madri, onde venceu o americano Alex Michelsen na primeira rodada. Porém, caiu para o britânico Cameron Norrie na sequência.





