A emissora australiana Channel Nine pediu desculpas publicamente ao tenista sérvio Novak Djokovic após declarações feitas ao vivo pelo apresentador Tony Jones, que o 24 vezes campeão de Grand Slams classificou como “insultantes e ofensivas”. O incidente ocorreu durante a cobertura do Austraian Open.
Na última sexta-feira, enquanto estava ao vivo, Jones gritou frases como: “Novak, ele é superestimado, Novak já era, Novak, expulsem ele”, direcionando as declarações aos fãs do tenista presentes no torneio.
A repercussão foi imediata. No domingo, após sua vitória na quarta rodada contra Jiri Lehecka, Djokovic recusou-se a realizar a tradicional entrevista na quadra, em protesto contra a emissora oficial do evento. Durante a coletiva de imprensa, ele comentou: “Tony Jones ridicularizou os fãs sérvios e também fez comentários insultantes e ofensivos sobre mim”. O jogador, de 37 anos, acrescentou: “Foi uma situação muito desconfortável para mim”.
Ao terminar sua partida no Australian Open, Djokovic se recusou a dar entrevista porque momentos antes um jornalista de uma TV local debochou dele e de sua torcida, se recusando a pedir desculpas.
Em vez disso, o sérvio publicou um vídeo no 𝕏 que já foi reproduzido mais de 30… pic.twitter.com/jaTdKcmsBf
— Daniel Scott (@odanielscott) January 19, 2025
Pedido de desculpas do apresentador
Nesta segunda-feira, Tony Jones usou o mesmo canal para se retratar. “Estou decepcionado por ter chegado a esse ponto, porque os comentários foram feitos no noticiário de sexta-feira à noite e eu os considerei como brincadeiras e humor – algo consistente com o que eu faço”, afirmou.
Jones revelou que foi alertado pela Tennis Australia, por meio da equipe de Djokovic, no sábado, sobre o descontentamento do jogador. “Entrei em contato imediatamente com a equipe de Djokovic e emiti um pedido de desculpas – há 48 horas – por qualquer desrespeito que Novak tenha sentido que causei”, disse o apresentador, acrescentando que “mantém o pedido de desculpas” e que “claramente houve uma interpretação diferente do que foi dito”.
O apresentador também admitiu que ultrapassou os limites com o comentário “expulsem ele”, que poderia ser associado à deportação de Djokovic em 2022 devido às políticas de Covid-19 da Austrália. “Isso irritou Novak – eu entendo completamente”, reconheceu Jones.
Repercussões e reação da comunidade sérvia
O Conselho Sérvio da Austrália classificou os comentários de Jones como “ofensivos, racistas e propensos a incitar discriminação contra australianos-sérvios”. A entidade chegou a pedir a demissão do apresentador.
Por sua vez, o Channel Nine também se posicionou, reforçando que “nenhum dano foi intencional contra Novak ou seus fãs”.
Djokovic foca no torneio
Apesar do incidente, Novak Djokovic segue focado no Australian Open. O dez vezes campeão do torneio enfrentará o espanhol Carlos Alcaraz, número três do mundo, nas quartas de final, nesta terça-feira.
A Tennis Australia afirmou que o tenista aceitou o pedido de desculpas público e agora está “seguindo em frente e focado em sua próxima partida”.