Mesmo antes da realização do sorteio dos grupos, o Mundial de Clubes de 2025 já movimenta os clubes brasileiros, que aquecem os motores para esse momento especial. Entre os 32 clubes classificados, o Brasil conta com quatro representantes, todos campeões recentes da Libertadores: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. A pergunta que fica é, qual desses times terá o caminho mais complicado?
Pelo que foi divulgado pela Fifa nesta semana, os potes do sorteio já foram definidos e, junto com grandes clubes europeus e o River Plate, Flamengo, Fluminense e Palmeiras serão cabeças de chave. O Botafogo, novato no clube dos campeões da Libertadores, está no pote 3 e, com isso, já sabe que irá enfrentar dois times da Europa ainda na fase de grupos.
Botafogo tem caminho complicado no Mundial de 2025
Dessa forma, levando em consideração a divisão dos potes e as regras do sorteio, o Botafogo certamente terá um caminho complicado. Não que os outros brasileiros terão vida fácil, mas o trajeto do Glorioso terá que esbarrar com os caminhos de Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique ou PSG, clubes do pote 1.
Ver essa foto no Instagram
A Fifa já definiu que clubes do mesmo país não serão aceitos no mesmo grupo. Portanto, não existe a possibilidade de um clássico carioca ou um Botafogo x Palmeiras na primeira fase. Além disso, times da mesma confederação também não estarão nas mesmas chaves, com exceção da Uefa, que tem 12 participantes e isso não seria possível em apenas oito grupos.
Falando de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, o trio escapou de enfrentar os gigantes do pote 1. Porém, irão encarar uma equipe da Uefa do segundo pote, que conta com Chelsea, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Porto, Benfica e outros. Além disso, para completar suas chaves, os brasileiros podem encarar equipes com jogadores de destaque, como o Al-Hilal, de Neymar, e o Inter Miami, de Lionel Messi.