Na próxima quinta-feira, 5, em Miami, a Fifa irá realizar o sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes, que terá sua primeira edição disputada em 2025. Com a definição de quatro potes, cada um com oito clubes, o Botafogo, entre os brasileiros, certamente é o clube que terá o caminho mais complicado na competição.
Enquanto Flamengo, Fluminense e Palmeiras são cabeças de chave, ou seja, estão no pote 1, o Botafogo ficou localizado no pote 3. Dessa forma, o Glorioso será o único brasileiro que terá que enfrentar dois clubes europeus na fase de grupos. Além disso, o time sabe que um dos seus rivais está entre os poderosos Real Madrid, Bayern de Munique, PSG e Manchester City.
Sorteio Mundial de Clubes promete grupos equilibrados
O regulamento do sorteio consta que nenhum grupo pode ter clubes do mesmo país. Além disso, com exceção das equipes da Europa, que são 12 participantes no total, nenhuma chave pode ter mais de um representante da mesma confederação. Sendo assim, dois clubes da Conmebol, por exemplo, não estarão no mesmo agrupamento.
Ver essa foto no Instagram
Dessa maneira, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e River Plate, membros da Conmebol no pote 1, terão apenas um rival europeu, que virá do pote 2. Os possíveis adversários são Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Atlético de Madrid, Porto, Benfica, Juventus e RB Salzburg. Além disso, os outros dois times das chaves virão das organizações da Ásia, África, Oceania ou da América do Norte.
Segundo a Fifa, a divisão dos potes foi feita na intenção de um chaveamento mais equilibrado entre os clubes. Além disso, algumas restrições foram adicionadas para promover a maior diversidade geográfica dentro dos agrupamentos. Por fim, a divisão entre os representantes de cada confederação foi baseada nos rankings continentais de times.