O agora ex-piloto da Fórmula 1, Valtteri Bottas se despediu da categoria nesta quinta-feira, 7, de uma forma ousada e inusitada. O profissional finlandês gravou e publicou uma mensagem agradecendo aos fãs pelo apoio durante os anos em que esteve na modalidade, buscando deixar a mensagem de que “quando uma porta se fecha, outra se abre”.
Parecendo ser uma publicação comum, Bottas surpreendeu aparecendo no último segundo de cueca vestindo uma camisa preta e um boné: “Queria aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos por todo o apoio: no passado, agora e no futuro. E também um grande obrigado à minha equipe por tudo. Quando uma porta se fecha, outras se abrem. Estou muito animado com o futuro e com o que vem a seguir”, falou antes de abrir a imagem.
Bottas na Fórmula 1
Com carreira consagrada na Fórmula 1, Bottas se despede 14 temporadas depois do anúncio da Williams de que seria o piloto reserva da equipe em 2010. Três anos depois, o finalandês conseguiu a sonhada oportunidade de ser titular do time alemão, tendo apenas uma aparição no top-10 durante todo o primeiro circuito mundial disputado.
After three years at @stakef1team_ks we decided to part ways. I want to take this opportunity to thank each & everyone in the team, everyone I’ve worked with, and especially you guys out there for the support then, now and in the future 🫶
Looking forward for what’s to come!… pic.twitter.com/TBe6afRp36
— Valtteri Bottas (@ValtteriBottas) November 6, 2024
No ano seguinte, a experiência de Felipe Massa foi trazida para a equipe e Bottas acabou conquistando seu primeiro pódio na carreira, terminando na terceira colocação no GP da Áustria. A sequência de 2014 foi muito promissora, com outros seis pódios e mais de 180 pontos, colocando confiança de que poderia ser um futuro campeão mundial.
Sem o mesmo destaque nos dois anos seguintes, se transferiu para a Mercedes em 2017 e teve a oportunidade de ser vice-campeão do mundo duas vezes, em 2019 e 2020, ambas derrotad para Lewis Hamilton, seu então companheiro de equipe. Para 2025, o piloto deixa a Sauber e vê o brasileiro Gabriel Bortoleto assumir a missão de acompanhar Nico Hulkenberg e subir posições em relação ao desempenho ruim deste ano.
LEIA MAIS EM: Neymar apoia Gabriel Bortoleto na disputa da Sauber