Algumas horas depois do anúncio da contratação de Gabriel Bortoleto para a próxima temporada da Fórmula 1, a Sauber se pronunciou para comentar sobre o movimento no mercado. Exaltando o brasileiro, a construtora da categoria afirmou que o piloto foi escolhido pelos feitos impressionantes realizados nas categorias inferiores nos últimos anos.
“Foi questão de escolher entre um calouro, ou um piloto mais experiente. Então pensando a médio prazo, a gente optou por um piloto jovem porque também seria importante para nós seguirmos nesta jornada com ele – sendo também uma equipe jovem. Agora, por que Gabriel? Porque eu vejo o que ele está fazendo. Ser campeão na temporada de estreia na F3, liderar a F2 até o fim. São conquistas fora do comum e que mostram seu grande potencial. Eu assisti suas corridas, vi o jeito que ele pilota, e fui imediatamente convencido”, detalhou o diretor da Sauber, Mattia Binotto, em coletiva.
Bortoleto na Sauber
A especulação de uma possível primeira chance na F1 começou em julho, quando foi anunciado que o assento de Valtteri Bottas ficaria disponível para a temporada de 2025. Com isso, Bortoleto fará dupla com Nico Hulkenberg, de 37 anos, sendo o segundo piloto da Sauber, mas garantiu que chegou ao Brasil na última semana sem ter certeza se realmente seria contratado.
Gabriel Bortoleto becomes the first full-time Brazilian F1 driver on the grid since Felipe Massa in 2017 🇧🇷#F1 pic.twitter.com/nhSaCx7U4i
— Formula 1 (@F1) November 6, 2024
“Muitas pessoas acham que eu já tinha certeza, mas não é bem assim. Eu não cheguei no Brasil sabendo; foi durante o fim de semana. Eu tive que me manter quietinho, todo mundo me perguntando, pouquíssimas pessoas tinham ciência. Finalmente poder anunciar isso foi especial, mas foi difícil não falar”, contou o jovem piloto.
A primeira chance de Gabriel Bortoleto na principal categoria do automobilismo mundial chega aos 20 anos de idade, buscando melhorar o desempenho da Sauber em relação ao que aconteceu em 2024. Isso porque a equipe segue zerada na pontuação do mundial de construtores, ocupando a última colocação.
LEIA MAIS EM: Neymar apoia Gabriel Bortoleto na disputa da Sauber