Na tarde deste domingo, 27, o Brasil chegou muito perto de conquistar o título inédito da VNL, mas acabou sendo superado pela Itália na grande final. As meninas até saíram na frente, mas cederam a virada e foram derrotadas por três sets a um, parciais de 22/25, 25/18, 25/22 e 25/22. Destaque para Antropova, que substituiu Paola Egonu e teve grande atuação para levar as italianas ao lugar mais alto do pódio.
A final começou de forma positiva para as brasileiras. Com bons saques e alguns erros da Itália, o Brasil abriu quatro pontos no início do set, mas não segurou a vantagem. Se aproveitando dos bloqueios, as italianas tomaram a frente do placar e chegaram a 21/17. No entanto, as meninas comandadas por José Roberto Guimarães anotaram sete pontos consecutivos e fecharam a parcial em 22/25.
Já no segundo set, a Seleção Brasileira não conseguiu repetir a mesma atuação. Com baixa eficiência nos ataques e muitos erros bobos, a equipe viu a Itália atropelar e abrir grande vantagem. Mesmo com a lesão de Degradi, as italianas mantiveram o ritmo e garantiram vitória sossegada na parcial. 25/18! Pelo lado do Brasil, Helena e Kisy tiveram oportunidades para se firmar na posição de oposta.
Ver essa foto no Instagram
Brasil volta com Rosamaria e busca reação
Na disputa do terceiro set, o Brasil começou com dificuldades novamente, mas contou com o retorno de Rosamaria para a quadra. Com bons pontos em sequência da oposta titular, a equipe verde e amarela encostou no marcador e equilibrou as ações. No entanto, a situação não durou muito tempo. A entrada de Antropova fez toda a diferença e deixou a Itália na boa para fechar a parcial em 25/22.
Pressionada para vencer o quarto set, a Seleção Brasileira voltou para a quadra com Kisy como oposta. E falando da posição, Antropova seguiu brilhando pelo lado italiano. Com mais de 2m de altura, a jogadora brilhou nos ataques e deixou a Itália na boa para conquistar o troféu de campeã da VNL. Vale destacar que esse foi o terceiro título das italianas, que ainda fecharam a Liga das Nações de forma invicta.