Com o fim das competições continentais, todas as vagas para os Mundiais de vôlei de 2022 foram definidas, e assim, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou as seleções que estão presentes na competição do ano que vem, e o Brasil está garantido!
Enquanto a disputa da categoria masculina será realizada em Moscou, entre os dias 26 de agosto a 11 de setembro, a feminina acontece na Holanda e na Polônia entre os dias 23 de setembro e 15 de outubro. Por conta dos títulos Sul-Americanos, o Brasil levou a vaga.
As novidades desta vez ficaram pelo lado da modalidade feminina. Cuba, que é uma das potências mundiais nas quadras, será a única seleção a ter um título mundial ficando fora da competição, já que em 31° lugar no ranking, não conseguiu a classificação.
Se por um lado sai uma, entra outra. A Colômbia, que venceu o Brasil no último domingo, 19, e garantiu a vaga vai estrear nos Mundiais de vôlei. Pelo masculino, o Qatar é quem vai fazer sua estreia.
Vale lembrar que como não houve a disputa do Asiático, que foi cancelado por conta da pandemia de coronavírus, entraram as duas seleções mais bem ranqueadas. Além disso, a Turquia ficou com a vaga da Sérvia, vice-campeã europeia, mas que já estava classificada por ser a atual campeã mundial.
Confira as seleções classificadas de acordo com a categoria:
Masculino
- País-sede: Rússia
- Campeão do Mundial de 2018: Polônia
- América do Sul: Brasil e Argentina
- África: Tunísia e Camarões
- Norceca: Porto Rico e Canadá
- Ásia – Irã e Japão
- Europa – Itália e Eslovênia
- Ranking da FIVB: França (4°), EUA (7°), Sérvia (8°), Cuba (13°), Holanda (15°), Alemanha (16°), México (17°), Turquia (18°), Egito (19°), Qatar (20°), Bulgária (21°) e China (22°).
Feminino
- Países-sede: Holanda e Polônia
- Campeão Mundial de 2018: Sérvia
- América do Sul: Brasil e Colômbia
- África: Camarões e Quênia
- Norceca: República Dominicana e Porto Rico
- Ásia – China e Japão
- Europa: Itália e Turquia
- Ranking da FIVB: EUA (1°), Rússia (8°), Alemanha (11°), Bélgica (13°), Coreia do Sul (14°), Bulgária (15°), Canadá (18°), Tailândia (19°), Argentina (21°), República Tcheca (22°) e Cazaquistão (23°).