Novo campeão dos pesos-leves (70 kg) do UFC, Ilia Topuria já tem planos ousados para o futuro. Após nocautear Charles Do Bronx na luta principal do UFC 317, no último sábado (28), em Las Vegas, o georgiano naturalizado espanhol manifestou o desejo de subir de categoria e enfrentar o russo Islam Makhachev entre os meio-médios (77 kg).
Conhecido como “El Matador”, Topuria vislumbra um feito histórico: tornar-se o primeiro lutador tricampeão da história do Ultimate. A conquista do cinturão dos leves alçou o atleta à liderança do ranking peso-por-peso da organização, ultrapassando o próprio Makhachev — que ocupava a primeira colocação, mesmo com Jon Jones em atividade.
Em entrevista ao TMZ Sports, Topuria revelou que seu objetivo inicial não era enfrentar Charles Oliveira, mas sim Islam Makhachev, e insinuou que o russo teria evitado o confronto direto.
Ver essa foto no Instagram
“Em certo momento (depois de nocautear Do Bronx), eu fiquei um pouco triste porque eu não queria lutar contra ele, desde o início. Meu objetivo real era o Islam, mas como ele decidiu fugir, tinha que ser o Charles”, afirmou.
“Idealmente, eu adoraria ver o Islam conquistando o título e o UFC me permitindo subir para os meio-médios e conquistar um terceiro cinturão. Sempre digo: se alguém já fez, também posso fazer. Se ninguém nunca fez, posso ser o primeiro a fazer. E aqui estamos nós, estou bem animado.”
Com a ascensão meteórica no UFC, Topuria agora mira o título dos meio-médios e desafia diretamente Makhachev, que atualmente é o campeão dos leves, mas já manifestou interesse em subir de categoria no futuro. Até o momento, o UFC não se pronunciou oficialmente sobre a possibilidade de promover o duelo entre os dois campeões.
Ilia Topuria conquistou cinturão no UFC 317
Ilia Topuria conquistou o cinturão vago dos leves ao vencer Charles do Bronx por nocaute técnico ainda no primeiro round, consolidando-se como campeão em duas divisões do Ultimate.
O resultado marca o segundo cinturão para Topuria no UFC. Antes, ele já havia reinado no peso-pena, derrotando nomes como Max Holloway e Alexander Volkanovski para se consolidar como número 1 da categoria.