O UFC 317, realizado neste sábado (28) na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA), teve um card histórico para o MMA mundial. Na luta principal da noite, Ilia Topuria conquistou o cinturão vago dos leves ao vencer Charles do Bronx por nocaute técnico ainda no primeiro round, consolidando-se como campeão em duas divisões do Ultimate.
O combate começou intenso, com trocação franca. Charles levou a luta para o solo, mas acabou ficando por baixo e tentou encaixar uma finalização. Topuria escapou da posição perigosa e voltou em pé, retomando a trocação. Foi nesse momento que o espanhol encaixou uma potente direita em cheio no brasileiro, encerrando o duelo aos 2min27s do primeiro round.
“Eu represento a nova geração de lutadores de MMA. Essa é a mentalidade. Eu fiz exatamente o que planejamos”, celebrou o novo campeão, que mantém o cartel invicto com 17 vitórias em 17 lutas.
O resultado marca o segundo cinturão para Topuria no UFC. Antes, ele já havia reinado no peso-pena, derrotando nomes como Max Holloway e Alexander Volkanovski para se consolidar como número 1 da categoria. Com Islam Makhachev abrindo mão do título dos leves para subir para a divisão até 77 kg, o cinturão ficou vago e foi disputado por Topuria — que abriu mão de seu reinado nos penas — e por Charles, ex-campeão dos leves.
O clima quente no octógono continuou após a luta. Durante a entrevista com Joe Rogan, Topuria foi desafiado por Paddy Pimblett, que entrou no cage para trocar provocações com o espanhol. O inglês deve ser o próximo desafiante ao cinturão peso-leve.
Ver essa foto no Instagram
Pantoja dá show e finaliza Kai Kara-France para manter o cinturão no UFC 317
Enquanto Charles do Bronx foi surpreendido, o Brasil teve motivos para comemorar com Alexandre Pantoja, que deu mais uma aula de grappling para manter o cinturão dos moscas. O brasileiro dominou Kai Kara-France do início ao fim, impondo seu jogo de chão até conseguir uma finalização no terceiro round.
Desde o início, a estratégia de Pantoja ficou clara: controlar o neozelandês e levá-lo para o solo. Ele neutralizou completamente as tentativas de reação de Kara-France, mantendo um ritmo intenso e sufocante.
O desfecho veio no terceiro assalto, para delírio do público em Las Vegas. Após conseguir mais uma queda, Pantoja rapidamente tomou as costas do adversário e encaixou o mata-leão. Kara-France resistiu o quanto pôde, mas foi forçado a bater, sacramentando mais uma vitória do brasileiro.
Essa foi a quarta defesa de cinturão bem-sucedida de Pantoja desde que conquistou o título em 2023, além de ser sua 12ª finalização na carreira.
O próximo desafiante do campeão também já está definido. Joshua Van, que venceu Brandon Royval no mesmo card, subiu ao octógono após a vitória de Pantoja para selar o próximo confronto pela cinta.