O lutador brasileiro Patrício Freire, conhecido como ‘Pitbull’, demonstrou recentemente sua insatisfação com o Bellator e a PFL devido à falta de lutas em sua agenda. O atleta, que já expressou o desejo de integrar o UFC, agora busca negociar sua liberação contratual com o Bellator. Em meio ao cenário de incertezas, Dana White, presidente do UFC, comentou a situação e alfinetou a PFL, que adquiriu o Bellator em 2023.
Durante a coletiva pós-UFC 310, Dana White comentou sobre o interesse de Patrício Freire em migrar para o UFC, mas negou que haja negociações em andamento. Apesar disso, o dirigente não perdeu a oportunidade de criticar a PFL, apontando os desafios enfrentados pela organização após a aquisição do Bellator.
“Nos últimos meses, temos falado muito sobre a PFL. Eles estão cancelando muitos eventos. Sei que muitos caras que deveriam lutar não estão lutando. Quando você vê isso começar a acontecer, está ficando sem dinheiro. As coisas não estão boas e você vai ter pessoas querendo pular do barco. Esses caras querem lutar. O tempo como atleta profissional é curto, e para lutadores, é ainda menor. Tenho certeza de que você verá mais disso nos próximos meses”, afirmou White.
Dana White is asked about Patricio Pitbull wanting to come over to the UFC because he’s not getting fights:
You guys know what the fuck’s going on. When you see that start to happen, you’re running out of money, things aren’t looking good. You’re gonna have people that want to… pic.twitter.com/j6WbF5wn9O
— Jed I. Goodman © (@jedigoodman) December 8, 2024
Crise de calendário no Bellator e na PFL
Desde a fusão entre as duas organizações, muitos atletas têm relatado dificuldades em manter uma agenda de lutas regular. Patrício Freire, por exemplo, não compete desde março e, sem previsão de retorno, declarou sua frustração publicamente.
Outros nomes do MMA, como Corey Anderson e Patchy Mix, também demonstraram insatisfação com o novo cenário e, assim como ‘Pitbull’, buscam alternativas para continuar competindo regularmente.
Pitbull: um histórico de sucesso no MMA
Aos 37 anos, Patrício Freire é considerado um dos maiores nomes da história do Bellator. O brasileiro começou sua carreira no MMA em 2004 e construiu um cartel impressionante de 36 vitórias e 7 derrotas. Ele é o atual campeão dos pesos-pena (66 kg) e está em seu terceiro reinado na categoria.
Entre os adversários de maior destaque derrotados por Freire estão AJ McKee, Michael Chandler, Daniel Straus (em três ocasiões), Adam Borics, Juan Archuleta e Pat Curran.