A equipe brasileira terá novamente o mando de quadra na Copa Davis, após três anos atuando fora. Em sorteio realizado nesta quinta-feira, 12, pela Federação Internacional de Tênis (ITF), em Londres, ficou definido que a equipe brasileira enfrentará a Suíça no Grupo Mundial I, com partidas marcadas para os dias 18 e 19 de setembro, ou 19 e 20 de setembro, em local ainda a ser confirmado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
A definição do confronto marca o retorno do torneio ao país após três anos. A última vez que o Brasil atuou como mandante foi em 2023, diante da China. Para o capitão Jaime Oncins, jogar em casa representa um diferencial importante. “Finalmente vamos jogar em casa. Já fazia três anos que o Brasil não tinha essa oportunidade, e poder atuar perto da nossa torcida faz uma diferença enorme na Copa Davis”, afirmou. “Ter o apoio do público é um fator muito importante nesse tipo de confronto”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Brasil e Suíça já se enfrentaram duas vezes pela competição, sendo o último encontro em 1992, fora de casa. As equipes que disputam o Grupo Mundial I foram eliminadas na primeira rodada dos Qualifiers de 2026. No caso brasileiro, a queda ocorreu após derrota por 3 a 2 para o Canadá.
O vencedor do duelo entre Brasil e Suíça garante vaga na primeira rodada dos Qualifiers de 2027, enquanto o derrotado disputará os Playoffs do Grupo Mundial I no mesmo ano. O confronto, portanto, ganha peso estratégico no planejamento da equipe brasileira e no objetivo de recolocar o país entre as principais forças do tênis mundial.





